Não raramente um dos componentes do automóvel mais desvalorizados, os pneus são alvo de uma inovação constante, com os fabricantes a esforçarem-se continuamente por oferecerem melhores produtos. Um dos mais recentes exemplos parte da Bridgestone, que acaba de apresentar aquele que poderá ser o pneu do amanhã: para já, apenas para bicicleta, mas, ao que tudo indica, com chegada anunciada ao mercado já para 2019.

Denominado de Air Free Concept, este novo pneu inova pelo facto de utilizar uma avançada estrutura de raios no interior da roda, com a capacidade de expandirem como forma de suportar o peso sobre si colocado. Graças também ao facto de, tal como a borracha que contacta com o solo, serem fabricados a partir de uma resina. O que, de acordo com a Bridgestone, contribui, entre outros aspectos, para “uma utilização mais eficiente dos recursos”.

Este não é, no entanto, o primeiro pneu do género já apresentado pela Bridgestone, a qual tem vindo a desenvolver soluções e protótipos do género, como foi o caso do protótipo apresentado em 2013, segunda geração de uma tecnologia similar. Certo é que, caso venham a tornar-se uma realidade, estas soluções permitirão, por exemplo, acabar de vez com os sempre desagradáveis furos.

Embora aspectos como a durabilidade e a longevidade destes produtos estejam ainda por esclarecer, a Bridgestone garante, relativamente ao pneu de bicicleta agora apresentado, que pretende iniciar a sua comercialização dentro de, sensivelmente, dois anos. A companhia adianta ainda que está já a trabalhar no sentido de aplicar esta tecnologia a outros tipos de pneu. De automóvel, talvez?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR