Tech Auto

Acabaram-se os furos. Bridgestone cria pneu sem ar

778

A Bridgestone deu a conhecer os seus novos pneus de bicicleta, sem ar, cuja chegada ao mercado está prevista para 2019. A companhia promete vir a aplicar esta solução a outros tipos de pneumáticos.

Autor
  • Francisco António

Não raramente um dos componentes do automóvel mais desvalorizados, os pneus são alvo de uma inovação constante, com os fabricantes a esforçarem-se continuamente por oferecerem melhores produtos. Um dos mais recentes exemplos parte da Bridgestone, que acaba de apresentar aquele que poderá ser o pneu do amanhã: para já, apenas para bicicleta, mas, ao que tudo indica, com chegada anunciada ao mercado já para 2019.

Denominado de Air Free Concept, este novo pneu inova pelo facto de utilizar uma avançada estrutura de raios no interior da roda, com a capacidade de expandirem como forma de suportar o peso sobre si colocado. Graças também ao facto de, tal como a borracha que contacta com o solo, serem fabricados a partir de uma resina. O que, de acordo com a Bridgestone, contribui, entre outros aspectos, para “uma utilização mais eficiente dos recursos”.

Este não é, no entanto, o primeiro pneu do género já apresentado pela Bridgestone, a qual tem vindo a desenvolver soluções e protótipos do género, como foi o caso do protótipo apresentado em 2013, segunda geração de uma tecnologia similar. Certo é que, caso venham a tornar-se uma realidade, estas soluções permitirão, por exemplo, acabar de vez com os sempre desagradáveis furos.

Embora aspectos como a durabilidade e a longevidade destes produtos estejam ainda por esclarecer, a Bridgestone garante, relativamente ao pneu de bicicleta agora apresentado, que pretende iniciar a sua comercialização dentro de, sensivelmente, dois anos. A companhia adianta ainda que está já a trabalhar no sentido de aplicar esta tecnologia a outros tipos de pneu. De automóvel, talvez?

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Autárquicas 2017

Falar de André Ventura

Alexandre Homem Cristo

Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar.

Estados Unidos da América

Carta da América

João Carlos Espada

Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site