Israel terá conduzido, durante a madrugada de quinta-feira, um ataque a um depósito de armas controlado pela milícia libanesa Hezbollah, que apoia Bashar al-Assad na guerra contra os rebeles sírios, segundo confirmaram fontes dessa mesma oposição à cadeira televisiva Al Jazeera.

Segundo testemunhas, cinco rockets foram disparados de território israelita e terão atingido uma área perto do aeroporto de Damasco, que fica mais ou menos a 25 quilómetros da capital.

Um repórter da Al Jazeera, Imtiaz Tyab, disse que o impacto dos misseis foi tão potente que foi sentido nas áreas rurais a vários quilómetros da capital. Não é a primeira vez que Israel ataca posições da milícia libanesa, que é próxima do Irão, inimigo ideológico de Israel.

Israel não confirmou mas quase. Em declarações a partir dos Estados Unidos, o Ministro dos Serviços de Informações de Israel, Yisrael Katz, disse à Israeli Army Radio que estava em condições de confirmar que “o incidente na Síria corresponde totalemente à política adotada por Israel de prevenir que o Irão introduza armas em território sírio com vista ao armamento do Hezbollah”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E acrescentou que as ordens do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu são claras. “Cada vez que os serviços secretos israelitas detetem intenção de tráfico de armas para o Hezzbollah, as nossas ordens é para agir”, disse Katz.

A agência Reuters avança, contudo, com a confirmação. Fonte do serviço de informações de Israel terá confirmado que o confirmou que o local foi de facto atacado porque ser um local identificado como armazém habitual de um número significativo de armas que o Irão envia regularmente para ajudar Bashar al-Assad.

Outros ataques de Israel

23 de abril de 2017: Um ataque ligado a um campo de treino militar nas Colinas de Golan mata três membros das Forças de Defesa da Síria, uma milícia pró-governo, de acordo com o próprio grupo.

17 de março de 2017: O exército israelita diz que a sua força aérea atacou vários locais na Síria depois de ter neutralizado um míssil sírio.

22 de fevereiro de 2017: Continuamos no campo dos “alegados” ataques que Israel nunca nega. Um avião israelita terá bombardeado várias bases militares sírias junto à capital, Damasco, e um camião do Hezbollah que viajava com o exército sírio.

12 de janeiro de 2017: O governo sírio acusa Israel de disparar vários rockets em direção à base militar de Mezzeh.

30 novembro 2016: O exército sírio acusa Israel de disparar misseis contra a idade de Saboura, a oeste da capital.