Pelo menos 14 pessoas, entre as quais dois bebés em incubadoras, morreram esta quinta feira em ataques aéreos a hospitais e clínicas do noroeste da Síria, controlado pelos rebeldes. O balanço foi avançado pela organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos e confirmado no terreno por jornalistas em Deir Sharqi. É a terceira vez em menos de uma semana que instalações de saúde na província de Idlib são visadas por ataques aéreos.

Segundo o Observatório, “aviões, provavelmente russos, realizaram hoje de madrugada quatro ataques sucessivos contra um hospital na periferia da aldeia de Deir Sharqi”, no sul da província de Idlib. “Seis civis que estavam nas urgências foram mortos, entre os quais dois bebés em incubadoras, devido à destruição do gerador de oxigénio do estabelecimento”, explicou o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

Segundo a Defesa Civil, organização de busca e salvamento, quatro membros do corpo médico do hospital morreram. Um jornalista da agência France-Presse que se deslocou ao local viu uma incubadora destruída, no chão, e corredores cheios de escombros, com macas e equipamentos danificados e cobertos de pó.

No sábado, cinco pessoas ficaram feridas num ataque aéreo a um hospital de campanha na mesma província, segundo o Observatório, que não soube precisar se foi lançado por aviões sírios ou russos. Na terça-feira passada um outro hospital da província foi atacado e destruído.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR