Um porta-voz do governo norte-coreano, numa (rara) entrevista dada à CNN na quarta-feira, garantiu que “os testes nucleares não vão parar” enquanto os Estados Unidos não pararem de exercer aquilo que considera “atos de agressão”.

O diretor do Instituto norte-coreano dos Direitos Humanos da Academia de Ciências Sociais, Sok Chol Won, autorizado a comentar em novo do governo de Pyongyang, não quis avançar com informações sobre o esperado sexto ensaio nuclear – mas garantiu que o mesmo não será influenciado por acontecimentos exteriores ao regime de Kim Jong-un. O porta-voz explicou à CNN que “o teste nuclear é uma parte importante dos nossos esforços contínuos para fortaceler as nossas forças nuclear”.

Enquanto a América continuar os seus atos de agressão, nunca vamos parar de testar mísseis.”

Estes comentários surgem após o anúncio da Casa Branca que prevê novas e duras sanções a Pyongyang. Na quarta-feira, o secretário de estado americano, Rex Tillerson, o secretário da defesa, Jim Mattis, e o diretor de serviços de inteligência, divulgaram um comunidade conjunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os esforços até então realizados para travar o desenvolvimento balístico e programas nucleares na Coreia do Norte falharam. Com cada provocação, a Coreia do Norte põe em risco a estabilidade do continente asiático e representa uma crescente ameaça para os nossos aliados e para os Estados Unidos.”

A tensão continua a subir dos dois lados do Pacífico, com os Estados Unidos a testar um míssil intercontinental, em resposta às repetidas ameaças de Pyongyang.

EUA testaram míssil intercontinental no Oceano Pacífico