Chegar ao trabalho e poder ser transportado para outro mundo. Explicar uma estratégia de negócio com uma árvore que cresce à nossa frente. Estas são algumas das formas em que Realidade Aumentada pode alterar a maneira como um empresa mostra a sua imagem. Na quarta edição do RALI – Realidade Aumentada em Lisboa -, único evento nacional focado em Realidade Aumentada e organizado pela IT People Innovation, o objetivo é o de “concentrar várias empresas e explicar a todos como é que podem utilizar a realidade aumentada para melhorarem os seus negócios“, explica Eduardo Vieitas, presidente da IT People, ao Observador. O RALI decorre esta sexta-feira, dia 28 de abril, no Auditório da Microsoft Portugal.

Ao longo do dia os participantes vão poder assistir a alguns casos práticos de como esta tecnologia pode ser implementada em diversas áreas de negócio através de workshops e casos práticos. “Acho que este vai ser o primeiro ano em que as empresas vão finalmente reconhecer a realidade aumentada como algo necessário para o seu negócio”, afirma Eduardo Vieitas em entrevista ao Observador. A IT People tem-se esforçado “para explicar às empresas o que é e para que serve a realidade aumentada”.

Eduardo Vieitas, fundador da IT People Innovation

O RALI 2017 irá trazer, pela primeira vez, a Lisboa dois nomes da Realidade Aumentada a nível internacional: Ori Inbar, Fundador e da Super Ventures e, Mark Sage, Fundador da Sagey11. Também estará presente Francisco Jerónimo, Responsável de investigação de Comunicações Mobile e Wireless na IDC, para partilhar casos de sucesso resultantes da aplicação da RA nas empresas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi o grande sucesso do jogo de Realidade Aumentada Pokémon Go que levou muitas pessoas a ver potencial nesta tecnologia e que despertou alguma curiosidade nas empresas em apostar nesta área. “No ano passado, quando foi lançado o Pokémon Go, e de se ter tornado um grande sucesso, de repente todos quiseram saber o que era a realidade aumentada e como é que funciona”, explica Eduardo.

Realidade aumentada para promover a História e a Cultura

No RALI nem tudo será apenas RA mas também será possível entrar na Realidade Mista com os HoloLens da Microsoft, onde a IT People também se encontra a desenvolver diversas soluções que, no futuro, poderão ajudar diversos negócios. Eduardo Vieitas adverte para o facto de a realidade mista estar “um pouco condicionada pelos equipamentos que, neste momento, só o HoloLens é que o faz bem”.

A Microsoft adiantou o Natal de 2016. Ho-Ho HoloLens!

A IT People está neste momento a desenvolver soluções ligadas à área da saúde onde esta tecnologia já conseguiu trazer muitas mudanças nos métodos tradicionais de exercer e aprender medicina. Eduardo mostra-se confiante e afirma que “em 2018 já seremos capazes de ver algumas soluções de Realidade Aumentada em algumas escolas ou faculdades”.

Sete maneiras de a Realidade Virtual ajudar a medicina

O único evento a nível nacional focado inteiramente na Realidade Aumentada, o RALI, vai decorrer esta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Auditório da Microsoft. A entrada é gratuita e pode obter mais informações sobre o evento no site oficial.