O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, disse esta sexta-feira que os Estados Unidos estão abertos a negociar com a Coreia do Norte, com o objetivo de terminar com o programa nuclear do país.

Numa reunião do Conselho de Segurança do ONU, Tillerson reforçou que a possibilidade de um ataque nuclear da parte de Pyongyang sobre um dos seus vizinhos é “bastante real” e que todos os outros países devem combinar esforços para isolar diplomaticamente a Coreia do Norte. Nomeadamente através de sanções financeiras e diplomáticas.

A possibilidade de um ataque nuclear norte-coreano sobre Seul [Coreia do Sul] ou Tóquio [Japão] e é só uma questão de tempo até que a Coreia do Norte desenvolva a capacidade de atingir o território continental dos Estados Unidos.”

A Coreia do Norte consegue atingir os EUA?

Mostrar Esconder

Até ao momento, o governo norte-coreano não conseguiu testar com sucesso o anunciado ICBM (Inter Continental Ballistic Missile), o único no seu arsenal capaz de atingir, na teoria, o território continental norte-americano.

Um isolamento consistiria em aplicar sanções económicas agravadas a Pyongyang – numa altura em que a economia norte-coreano está asfixiada – e a reduzir as relações diplomáticas, num claro comentário apontado ao governo chinês, o maior aliado da Coreia do Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro dos negócios estrangeiros chinês, Wang Yi, garantiu que a situação está “num ponto crítico” e que chegar a um consenso pacífico com o país é “a única escolha correta”, em resposta a Tillerson que não descartou a possibilidade de uma “ação militar, se necessária”.

EUA. China terá ameaçado a Coreia do Norte com sanções caso não suspenda testes nucleares

Em entrevista à rádio norte-americana NPR, o secretário de estado norte-americano mostrou-se aberto a iniciar conversações diretas com a Coreia do Norte.

Obviamente, gostaríamos de resolver as coisas dessa maneira. Mas a Coreia do Norte tem que decidir se estão prontos a discutir connosco a agenda certa.”