Os líderes europeus estarão a preparar-se para aceitar que a Irlanda do Norte possa vir a fazer parte da União Europeia já depois da saída do Reino Unido da comunidade, caso venha a fazer parte de uma Irlanda unificada, aumentando os receios de uma desagregação do Reino Unido depois do Brexit.

Depois de o governo da Escócia ter ressuscitado o debate sobre a independência e afirmado a sua intenção de repetir o referendo que deu a vitória aos que entendiam que a Escócia devia continuar a fazer parte do Reino, agora é a Irlanda a conseguir uma vitória que pode fazer com os vizinhos mais a norte possam ver com outros olhos a unificação.

Na cimeira que juntará os líderes dos governos dos 27 Estados-membros este sábado, a primeira para discutir o Brexit, os líderes europeus já terão em cima da mesa uma proposta para aceitar que, caso a Irlanda do Norte decida juntar-se à República da Irlanda numa futura Irlanda unificada, todo o território faria parte da União Europeia, avança o jornal britânico The Guardian.

A possibilidade de a Irlanda do Norte se vir a juntar à República da Irlanda, por decisão da população do Norte, já estava prevista nos acordos da Good Friday, 10 de abril de 1998, que estabeleceram o regime de governo e as relações não só com a República da Irlanda, mas também com o Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que a República da Irlanda parece ter conseguido agora é introduzir uma cláusula semelhante à aplicada no caso da República Democrática da Alemanha (RDA), que permitiu ao antigo território soviético fazer parte da União Europeia depois da queda do muro de Berlim.

Caso esta cláusula fique contemplada, a Irlanda do Norte fica com mais um incentivo para se juntar numa eventual Irlanda unificada à República da Irlanda, algo que não é visto com bons olhos em Londres. O governo britânico já está a braços com mais uma revolta escocesa, que depois do não à independência em 2014, pode voltar a avançar com um referendo.

A questão é, ainda assim, mais complicada para a Escócia. Não só não há uma maioria na Irlanda do Norte que seja favorável à integração na República Irlanda, como há uma forte oposição de países como a Espanha – a braços com questões semelhantes com regiões, como por exemplo a Catalunha – para que territórios que se decidam pela independência não possam reentrar com países independentes na União Europeia.