O resultado líquido dos CTT recuou 50% no primeiro trimestre, face a igual período de 2016, para 10,3 milhões de euros, anunciaram os Correios de Portugal, esta sexta-feira.

Em igual período, os rendimentos operacionais diminuíram 1,5% para 177 milhões de euros, e o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) desceu 27,2% para 24,9 milhões de euros, refere a empresa liderada por Francisco de Lacerda, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Os rendimentos operacionais recorrentes caem 0,5% devido à queda dos outros rendimentos operacionais, nomeadamente o fim do acordo com a Altice [dona da PT Portugal] com impacto de 2,5 milhões de euros no trimestre”, adiantam os Correios de Portugal.

“Expurgando a parcela referente ao acordo da Altice em 2016, os rendimentos operacionais recorrentes registam um crescimento de 0,9% (+1,6 milhões de euros)”, sendo que “esta evolução reflete o crescimento dos rendimentos dos serviços financeiros (+1,7 milhões de euros), do Banco CTT (+1,0 milhões de euros) e do Expresso Encomendas (+0,8 milhões de euros), dado que a área de correio registou uma ligeira queda de 0,8 pontos percentuais, retirando, em 2016, o valor de 0,8 milhões de euros relativo à Altice”, explicam os CTT.

A descida do EBITDA e do resultado líquido foi afetada pela perda de receitas da Altice, bem como do período de crescimento do Banco CTT, ainda com impacto trimestral negativo nas contas consolidadas, prevendo-se “que esse impacto decresça a partir do terceiro trimestre” deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR