A maioria das obras de requalificação urbana em ruas de Fátima e estradas de acesso à Cova da Iria só estará concluída ou entrará em obra após a visita do papa Francisco, a 12 e 13 de maio.

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, admitiu que o investimento municipal, com o apoio do Governo, não está a ser efetuado “por causa do dia 13 de maio”, reconhecendo estar a “fazer intervenções para o dia 14, 15 [de maio] e 31 de dezembro, dos vários anos que aí vêm”.

“Vivemos o momento de festa que é a comemoração do primeiro centenário das aparições e queremos aproveitar este momento de visibilidade maior para iniciar o segundo centenário das aparições. É um investimento que tem valor duradouro e que ficará para o futuro e para o dia-a-dia das pessoas” que residem no concelho e na cidade de Fátima, adiantou o autarca.

A sete de março, a autarquia de Ourém anunciou um conjunto de 12 obras de requalificação e reabilitação urbana em ruas e estradas da cidade de Fátima e arredores – três estavam em execução e as restantes nove seriam lançadas nas próximas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, a câmara referiu que o investimento total, cerca de 1,37 milhões de euros, seria efetuado “sem conhecimento ainda do valor comparticipado pelo Governo” e executado à medida que o orçamento do município o permitisse.

Cerca de sete semanas volvidas, na quinta-feira, uma lista semelhante, que incluía 12 obras de “beneficiação de caminhos” em Fátima e uma intervenção em equipamento (sinalização horizontal da área urbana de Fátima) foi divulgada e dada como incluída num contrato-programa assinado com o Governo.

No mesmo dia, a agência Lusa questionou Paulo Fonseca sobre quais as intervenções constantes da lista que estarão concluídas antes da visita do papa Francisco, a 12 e 13 de maio, mas o autarca respondeu que não as sabia “de cor, porque é uma longa lista”.

Ainda na quinta-feira, os serviços da autarquia de Ourém explicitaram quais as intervenções abrangidas pelo contrato-programa de “Preparação do Centenário das Aparições”, assinado entre o município e a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).

Em execução, está a requalificação urbana em Cova da Iria e a requalificação/beneficiação da avenida dos Pastorinhos (cerca de 690 mil euros) e diversos arruamentos em Casa Velha (259 mil euros).

“O Centenário das Aparições e a visita do Papa a Fátima têm o seu expoente máximo no dia 13 de maio, sendo que, no decorrer do ano de 2017, são esperadas milhões de pessoas, tornando-se necessário garantir acessos seguros, condições de escoamento rodoviário rápido e eficaz”, argumenta o Governo, na referida legislação.

Num anexo ao decreto-lei constam quase duas dezenas de intervenções urbanas na cidade de Fátima e arredores, algumas das quais abrangidas pelo contrato-programa agora assinado.