O Governo aprovou quatro nomeações para o conselho de administração do Banco de Portugal. Duas correspondem à promoção de Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos a vice-governadores. E as outras duas autorizam a entrada de dois novos membros no conselho de administração, Ana Paula Serra e Luís Laginha de Sousa. A informação foi avançada pelo Expresso e confirmada pelo Observador junto de fonte oficial do Ministério das Finanças.

A iniciativa de propor administradores é do governador, mas a última palavra cabe ao Governo. E neste caso, houve nomes a ficar pelo caminho que eram uma escolha de Carlos Costa. Terá sido o caso de Rui Carvalho, diretor do departamento de mercados e gestão de reservas do BdP, um nome que esteve na lista do governador e que era apontado como um homem da confiança de Carlos Costa. Este responsável terá sido proposto mais do que uma vez pelo governador, uma insistência que criou um impasse na recomposição da administração do supervisor.

Outro nome que estaria em cima da mesa e que cai, pelo menos nesta nomeação, é o de Cadete de Matos, diretor do departamento estatístico do banco central que participou na auditoria encomendada no primeiro governo de Sócrates sobre as contas públicas herdadas do Executivo de Santana Lopes. Este seria à partida um nome bem visto dentro do Governo, mas o governador retirou-o da lista de nomeações.

Mais consensuais terão sido as escolhas de Laginha de Sousa, que foi presidente da Bolsa de Lisboa e tinha sido recentemente anunciado para liderar a comissão de avaliação da administração da Caixa Geral de Depósitos, e o de Ana Paula Serra, professora da Universidade do Porto que está também no conselho de auditoria do Banco de Portugal.

Os novos administradores vão substituir os responsáveis que terminaram o mandato, José Berberan Ramalho e Pedro Duarte Neves, mas os estatutos permitem ainda nomear mais duas pessoas para a administração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR