Um passageiro do grupo americano de aviação Delta Air Lines revela que foi expulso por ter usado a casa de banho do avião enquanto esperava que descolasse do aeroporto, na passada semana, conta a CNN. A saída forçada de Kima Hamilton do voo terá acontecido depois de, contrariando as indicações da tripulação, utilizou a casa de banho antes de levantar voo para Milwaukee. Em declarações ao WISN, Hamilton disse que o avião estava atrasado na descolagem e “simplesmente não aguentou mais”.

Quando voltou ao seu lugar, foi abordado por um assistente da transportadora que pediu mais que uma vez que o acompanhasse. Sem perceber porquê, Hamilton questionou o assistente e afirmou que possuía o bilhete de embarque. “Preciso de explicações. Eu não fiz nada, paguei o bilhete e preciso de chegar a casa”, ouve-se no vídeo partilhado pela CNN.

Depois de ter sido abordado uma segunda vez, por outro assistente, Hamilton abandonou o lugar voluntariamente. Nessa mesma tarde comprou o bilhete de avião para casa, noutra companhia, por um valor três vezes superior ao que tinha pago, mas foi reembolsado pela Delta Air Lines, conta à HLN.

O regulamento da Aviação Federal indica que os passageiros devem estar sentados e com os cintos apertados, quando o avião está na pista de descolagem. “O avião tem de seguir as ordens do controlo de tráfego e da torre de controlo. Eles podem ordenar a saída a qualquer momento”, disse à CNN o analista de aviação Mary Schiavo.

No entanto, reforça, a prática destas regras é esporádica. “Muitas vezes quando um passageiro tem uma emergência como esta, costumam esperar e tentar que a pessoa volte rapidamente ao seu lugar”, afirma Mary Schiavo. A Delta Air Lines também já falou do incidente. “As nossas tripulações de voo estão bem treinadas para garantir a segurança de todos os clientes. É imperativo que os passageiros cooperem com as instruções dadas durante todas as fases do voo, especialmente nos partes de descolagem e aterragem”, lê-se nas declarações da companhia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR