Não foi necessário recorrer a “fotógrafos espiões”. Ou, no caso, a “cameramen espiões”. A própria Volkswagen encarregou-se de divulgar um vídeo promocional protagonizado pelo novo T-Roc, o modelo que muito em breve começará a ser produzido em Palmela, na fábrica da Autoeuropa, e que no próximo Outono estará disponível nos concessionários da marca alemã, após apresentação oficial em Setembro, no Salão de Frankfurt.

Claro que, neste filme, a casa de Wolfsburg ainda não mostra tudo. Ou seja, não só não adianta grandes dados acerca do modelo, como este aparece revestido por uma forte camuflagem, destinada a esconder as suas formas definitivas.

Ainda assim, o que é possível ver chega para formar uma ideia minimamente concreta acerca da silhueta e principais contornos do novo SUV “made in Portugal”. Ao mesmo tempo, a Volkswagen faz questão de que o T-Roc seja exibido em acção tanto no asfalto como fora dele, assim sublinhando a sua polivalência e capacidade para enfrentar vários tipos de terreno.

Certo é que na base do T-Roc está a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, a mesma que é utilizada, entre vários outros modelos, pelo Volkswagen Golf, devendo o comprimento exterior rondar os 4,3 metros, com a distância entre eixos a não andar longe dos 2,6 metros. Disponível em versões de tracção dianteira ou integral 4Motion, e com caixas de velocidades manual ou automática DSG de dupla embraiagem, o novo SUV germânico será proposto com uma gama de motores abrangente, que se espera que inclua já o três cilindros a gasolina 1.0 TSI de 110 cv, bem como os 1.4 TSI (125 cv) e 1.5 TSI (150 cv e 180 cv), e os turbodiesel 1.6 TDI (115 cv) e 2.0 TDI (150 cv e 190 cv).

Quase seguramente numa fase posterior de comercialização, o T-Roc deverá ainda contar com mais duas versões mais “especiais”: uma variante de altas performances, equivalente ao Golf GTI, e animada pelo motor 2.0 TSI de 230 cv; e uma opção híbrida plug-in, equipada com o grupo motopropulsor do Golf GTE. Em aberto estará, igualmente, o lançamento de uma derivação totalmente eléctrica, suportada pela mesma mecânica do e-Golf.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR