Cada vez custa mais, mas cada jornada continuam a imitar-se. Se um ganha, o outro ganha; se um empata, o outro também não passa disso. Desde a 19.ª jornada, quando o Benfica perdeu em Setúbal e o FC Porto venceu no Estoril, que os rivais estão numa relação e, nas 12 jornadas seguintes, apenas por uma vez não repetiram o que o outro fez: na 29.ª, quando os dragões empataram em Braga e as águias bateram o Marítimo. Assim, continuam com três pontos de diferença (75-72). E adiaram a decisão do título pelo menos mais uma ronda.

No próximo fim-de-semana, o FC Porto defronta o Marítimo na Madeira no sábado, ao passo que o Benfica viaja até Vila do Conde para defrontar o Rio Ave no domingo. Daqui poderão sair todo o tipo de cenários: ou fica tudo na mesma (como tem sido regra, com aquela pequena exceção supracitada); ou os encarnados têm uma jornada de sonho e, em caso de ganharem pontos aos azuis e brancos, podem fazer a festa no sábado, dia 13, com o V. Guimarães; ou os dragões conseguem a ronda que tanto necessitam e conseguem ficar com o mesmo número de pontos das águias, passando a liderar pela vantagem (curta) de golos e podendo defender essa posição em casa com o P. Ferreira no domingo, dia 14. Aceitam-se apostas. Mas o provável é que vá tudo para a última jornada.

Aí, por uma questão regulamentar, jogarão no mesmo dia à mesma hora. O Benfica no Bessa, com o Boavista; o FC Porto em Moreira de Cónegos, com o Moreirense. E repete-se o filme da última jornada do derradeiro Campeonato, quando os encarnados venceram o Nacional em casa, de nada valendo o triunfo do Sporting em Braga.

Faltam 4 jornadas: já se pode reservar o Marquês?

A título de curiosidade, e no limite, também o Sporting pode, matematicamente, ser ainda campeão, apesar de já ter há muito deitado a toalha ao chão. Para isso, além de ganhar os quatro encontros em falta, a começar pela deslocação de amanhã a Braga, o Benfica tem de perder os três jogos até ao final e o FC Porto só poderá somar três pontos nas derradeiras três rondas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR