Ponte da Barca, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Valongo, Baião, Tabuaço, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Arouca, Castelo de Paiva, Miranda do Corvo e Castanheira de Pêra estão, este sábado, com risco de incêndio “muito elevado”, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “muito elevado” o segundo nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Vários outros concelhos do norte do país estão sábado com risco de incêndio considerado elevado. No sul do país dominam os concelhos com risco reduzido.

Neste momento (pelas 9h30), segundo o site da Proteção Civil, há cinco incêndios em meios rurais, sendo que apenas um — no concelho de Arouca — está em curso, com 12 operacionais e quatro veículos. Os outros quatro estão em fase de conclusão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR