O Grupo PSA decidiu divulgar os consumos obtidos em condições reais de utilização para mais de um milhar de versões de modelos vários da Citroën, DS e Peugeot. Agora, sabe-se que os fabricantes germânicos ponderam seguir semelhante caminho, e foi o próprio CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Müller, quem revelou que o tema está a ser discutido no seio da associação alemã do sector, a VDA (Verbandes der Automobilindustrie). “Espero que cheguemos a uma solução num futuro próximo”, afirmou.

O próprio presidente da VDA, Matthias Wissmann, não negou que a questão esteja a ser debatida:

Estamos em conversações construtivas com o Ministério Federal dos Transportes, acerca de como podemos incrementar a transparência, mas ainda não concluímos a discussão.”

Mas não adiantou quaisquer elementos que permitam perceber em que ponto estão as conversações, que protocolos poderão ser utilizados para o efeito e que actores da sociedade poderão vir a ser convidados para legitimar a medida a implementar.

Recorde-se que o método adoptado pela PSA foi desenvolvido em conjunto com a Transport & Environment, organização não governamental presidida pelo português João Vieira, dedicada ao estudo do transporte sustentável, e com a France Nature Environment, federação que junta as mais de três mil associações francesas de protecção ambiental.

O director executivo da Transport & Environment, William Todts, referiu, a este propósito, na sua conta do Twitter, que as marcas alemãs seguirem o caminho encetado pela PSA só poderiam ser “boas notícias para os consumidores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR