O alerta está feito. Esta terça-feira, em declarações à BBC, a primeira-ministra britânica avisou o presidente da Comissão Europeia de que será um “osso duro de roer” [“bloody difficult woman“] nas negociações do Brexit.

As declarações surgem pouco depois de o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung ter garantido que, após o encontro entre May e Juncker em Downing Street, o segundo tratou de ligar à chanceler alemã, Angela Merkel, descrevendo a conversa com a primeira-ministra britânica como “delirante”, e acusando May de “viver em outra galáxia”. Mais: Jean-Claude Juncker terá saído do encontro “dez vezes mais cético” do que à chegada.

Brexit. Jantar-desastre entre May e Juncker?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em reação, Theresa May recordou um episódio recente: “As negociações [do Brexit com a Comissão Europeia] vão ser difíceis. Durante a campanha para a liderança do Partido Conservador fui descrita como um osso duro de roer. Na altura disse que a próxima pessoa a descobrir isso seria Jean-Claude Juncker.”

Entregue que foi o recado ao presidente da Comissão Europeia, May aproveitou a mesma entrevista para garantir que o que pretende é dar “tranquilidade” a europeus e britânicos:

O que eu acho possível, e o que queremos, é poder dar tranquilidade aos cidadãos da União Europeia que vivem aqui [Reino Unido] e aos cidadãos britânicos que vivem na Europa. Eu sempre disse que há complexidades para esta questão e muitos detalhes que precisam de ser acordados. O que as pessoas querem é ter alguma confiança no futuro. Eu acredito que podemos dar isso numa fase inicial. Tenho vontade de fazer isso.”

Por fim, e caso vença as eleições agendadas para 8 de junho, Theresa May prometeu à BBC cumprir o mandato até ao fim, porque este é “um tempo muito importante” para o Reino Unido. “Nos próximos cinco anos [o Brexit] pode mudar o nosso país e torná-lo um país que funcione para todos, não apenas para os poucos privilegiados”, acrescentou.