A comissão de Transporte e Infraestruturas da Câmara dos Representantes americana reuniu-se esta terça-feira com responsáveis de várias companhias aéreas norte-americanas. De acordo com a Reuters, as companhias foram ameaçadas com nova legislação caso não se verifiquem melhorias no atendimento ao cliente.

“Se não virmos resultados significativos que melhorem o atendimento ao cliente, posso garantir que vocês não vão gostar do resultado na próxima vez que esta comissão se reunir para resolver este problema”, determinou Bill Shuster, presidente da comissão.

O presidente da comissão informou ainda que vai estar atento às companhias aéreas. “Não vamos embora, vamos responsabilizá-las e esperamos resultados reais”, disse Shuster.

A política do overbooking foi debatida com os vários representantes das companhias aéreas. Tanto a United Airlines como a American Airlines defenderam esta política, não mostrando intenções de acabar com a prática. Pelo contrário, a Southwest divulgou que ia acabar com o overbooking por completo através de alterações à política de cancelamento. Segundo a Reuters, Bob Jordan, vice-presidente executivo da companhia Southwest, espera que estes incidentes sejam reduzidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias companhias aéreas norte-americanas estiveram recentemente envolvidas em escândalos. Algumas das queixas foram apresentadas durante a reunião da comissão pelos próprios legisladores que se encontravam presentes e se queixaram de atrasos de sobrelotação dos aviões.

A United Airlines esteve no centro dessas queixas e o presidente da companhia, Oscar Munoz, aproveitou o momento para pedir desculpas pelo episódio de dia 10 de abril, quando um passageiro foi expulso à força do avião: “Naquele momento, para com os nossos clientes e para com a nossa empresa, falhámos e, como presidente, no final do dia, isso cabe-me a mim”. “Isto tem de ser um ponto de viragem”, acrescentou ainda Oscar Munoz.

Passageiro expulso à força de avião da United Airlines por falta de lugares

Mas a United Airlines não foi a única companhia envolvida em episódios como este. Também Kerry Philipovitch, vice-presidente sénior da American Airlines, aproveitou o momento para se desculpar. No mês passado, a companhia aérea foi protagonista de mais um vídeo que se tornou viral. Nele, vê-se uma mulher com uma criança ao colo a chorar enquanto discute com uma comissária de bordo da companhia. “Claramente o que aconteceu foi errado”, reconheceu o vice-presidente.