Quase palavra por palavra, a candidata presidencial Marine Le Pen repetiu um discurso de há duas semanas de François Fillon, o candidato republicano que ficou pelo caminho na primeira volta. O chefe de campanha de Le Pen rejeita as acusações de plágio e defende que se trata, isso sim, de um “piscar de olhos” ao eleitorado conservador de Fillon. Mais: as semelhanças no discurso demonstram que “Le Pen não é sectária”, defende o chefe de campanha da candidata nacionalista.

Antes das reações, as imagens e o som. O site RidiculeTV fez uma montagem em que coloca Fillon e Le Pen a falar, “lado a lado”, que mostra as semelhanças óbvias.

Durante mais de minuto e meio, Le Pen repete as palavras de François Fillon, em alguns momentos, até, com a mesma entoação.

O discurso em causa, de Fillon, aconteceu a 15 de abril em Le Puy-en-Velay. O candidato, ex-primeiro-ministro que ficou em terceiro lugar na primeira volta, fala sobre a identidade francesa, descrevendo o país como um “mosaico de territórios” com “três fachadas marítimas”. As mesmas palavras, até mesmo a citação de Georges Clémenceau, surgem, depois, no discurso que Marine Le Pen fez este primeiro de maio em Villepinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“França não é França a menos que seja portadora de parte da esperança do mundo”, disse François Fillon (e, também, Marine Le Pen)

O Le Monde tem uma comparação, ao detalhe, entre os dois discursos, permitindo concluir que as semelhanças são flagrantes. Contudo, em declarações ao Libération, o chefe de campanha de Le Pen, David Rachline, diz que a repetição das mesmas ideias não é mais do que “um piscar de olho” ao eleitorado de centro-direita.

O caso está a voltar a trazer à memória o episódio recente em que a agora primeira-dama dos EUA, Melania Trump, teria plagiado partes de um discurso de Michelle Obama, a mulher do ex-presidente Barack Obama.

Melania Trump e Michelle Obama. Discursos parecidos? Demasiado