Seis pessoas vão esta terça feira a julgamento depois de terem publicado fotografias de Kate em topless. O caso remonta a 2012, quando uma revista francesa as publicou. O escândalo instalou-se em Inglaterra depois de a Duquesa de Cambridge ter sido fotografada com o marido William durante umas férias em Provença. A revista francesa Closer fotografou o casal e acompanhou com a legenda: “Kate e William, as suas férias muito quentes em Provença”.

Na altura, o site da Closer mostrava uma imagem pixelada de uma mulher com cabelo negro, em biquini, aparentemente a remover a parte de cima e que, indicava a publicação, dizia pertencer à Duquesa. A revista sempre se recusou a revelar a identidade do fotógrafo que captou o momento. A imagem foi posteriormente removida do site.

O casal real desde logo se mostrou desrespeitado com o caso. Ambos argumentaram que as fotografias traziam à memória a mãe de William, Diana, quando esta foi morta numa perseguição automóvel por paparazzis. Para além disto, também a ética da imprensa foi mencionada.

As autoridades francesas proibiram a reprodução de tais fotografias até estar concluído o inquérito de como estas teria sido obtidas. Os jornais ingleses rejeitaram, no entanto, qualquer compra dessas imagens. Não obstante, alguma imprensa europeia chegou a divulgar essas fotografias. Ao todo estão seis pessoas envolvidas no caso. O casal britânico não está previsto comparecer à sessão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR