Na esperança de oferecer o melhor de vários mundos, a ASUS trouxe para o mercado o ZenBook 3, a continuação da linha de portáteis topo de gama que se apresenta, cada vez mais, com um design elegante, com uma boa construção e um interior poderoso como se espera de um computador topo de gama.

Mais pequeno e fino que a grande maioria dos portáteis existentes no mercado, tudo neste portátil foi pensado para encaixar perfeitamente dentro de um corpo compacto e leve. O azul com rebordos em dourado salta à vista mal se pousa o computador junto a alguém, mas está também disponível em cinzento e rosa.

Características gerais

A marca não poupou esforços no que toca às características desta pequena grande máquina. O processador é Intel Core i7, dual core, de 2,7 GHz e com um boost que atinge os 3,5 GHz, acompanhado por uma memória RAM de 16GB e um disco SSD de 512 GB.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para completar temos um ecrã LED Full HD de 12,5 polegadas que, na nossa opinião, tem uma qualidade de imagem muito boa. As cores são vibrantes e não tem qualquer problema em lidar com a luz solar direta. A placa gráfica é uma Intel HD Graphics 620.

O design é muito minimalista e simples. A linha dourada em torno do equipamento proporciona um toque de elegância extra

O som emitido por este ultrabook é em parceria com a Harman Kardon e é distribuído através de quatro altifalantes. O teclado é retroiluminado e ocupa o corpo do equipamento de um lado ao outro, deixando o equipamento quase sem bordas laterais. O trackpad é bastante suave e reconhece alguns gestos definidos pelo utilizador assim como a a escrita manual.

A bateria é de 40Wh e, segundo a marca, aguenta até nove horas de utilização, carregando 60% em apenas 49 minutos através da única porta existente – USB-C. Tudo isto está colocado num corpo metálico extremamente pequeno e fino de apenas 11.9 milímetros de espessura que pesa 950 gramas.

O preço do ZenBook 3 ronda os 1600 euros.

Fácil de transportar e leve como uma pena

Durante o período de teste o ZenBook não esteve parado um segundo (sem contar com as noites) que fosse. Se não era a trabalhar era a jogar, se não era a jogar era a ver filmes e séries. O ecrã torna qualquer tipo de atividade multimédia em algo bastante agradável á vista. Tem boas cores, bons contrastes e aproveita muito bem o espaço disponível num corpo tão pequeno.

A rapidez é notável, demorando apenas alguns segundos a estar com tudo carregado e pronto a utilizar. O leitor de impressões digitais é (também) bastante rápido e não teve nenhum problema em identificar o proprietário temporário do computador. Em comparação aos portáteis mais comuns, transportar o ZenBook é uma sensação muito agradável, chegando a deixar de se sentir que estamos a transportar um computador de tão leve que é.

O leitor de impressões digitais rouba algum espaço do trackpad mas, sendo tão pequeno, consegue ter um precisão incrível e sem falhas

O teclado foi o ponto que mais estranhámos ao início. Devido ao tamanho tão reduzido do equipamento, claro que o teclado não fica grande relevo, parecendo quase uma superfície completamente lisa. Ao escrever, de início, muitas teclas vão escapar mas nada que o hábito não resolva. Ao fim de duas semanas estávamos a escrever quase sem problemas, mas não foi a sensação de teclado mais agradável que já nos passou pelas mãos.

A bateria tem uma autonomia que, como sempre, varia consoante a utilização. Tanto conseguimos ter um dia inteiro de trabalho sem ser necessário recorrer ao carregador como precisámos dele ao fim de umas cinco horas. A grande variação nestes dois cenários estava apenas ligada à luz envolvente que, sendo mais forte, obrigava a aumentar o brilho do ecrã e, consequentemente, a reduzir a autonomia.

Bem vindo a uma vida de adaptadores

É perfeitamente compreensível que se tenha de prescindir de algumas coisas quando se quer reduzir o tamanho e a espessura de um equipamento, mas o caminho tinha de ser reduzir tudo a uma única porta USB-C?

Tirando a entrada de auriculares normal (jack 3.5) a outra entrada que existe é uma porta USB-C que terá de servir para tudo. Isto significa que será necessário andar sempre com um adaptador atrás e que será quase impossível carregar o portátil enquanto se utiliza a porta para ligar outros periféricos.

A porta USB-C, situada do lado direito do computador, é a única entrada disponível para ligar qualquer periférico

A ASUS pensou no assunto e desenvolveu um adaptador que acrescenta uma porta USB-C, uma USB 3.0, uma HDMI, uma VGA, uma LAN e ainda um leitor de cartões SD. Apesar disso, não é confortável ter de estar dependente de um adaptador, apesar de que esta começa a ser uma tendência que, aos poucos, várias marcas começam a adotar a fim de reduzir o tamanho e a espessura dos equipamentos.

Jogos, vídeos e música: um pequeno centro multimédia

Seja qual for o propósito, este é um portátil que está à altura de todas as atividades. Claro que não é o computador perfeito para jogar, nem perto nem longe, mas consegue correr vários títulos sem problemas e, quando colocado numa base adequada, aquece muito pouco.

Num tamanho reduzido é possível encontrar quatro altifalantes, um ecrã muito bom e um processador capaz de aguentar com jogos mais exigentes

Para ver vídeos, filmes e séries é bastante confortável. Como tem um tamanho pequeno acaba por ser semelhante a ter um tablet ao lado mas com um ecrã acima da média dos tablets e sem as capacidades touch.

O som é das experiências mais agradáveis que podia existir num computador de pequenas dimensões graças à parceria com a Harman Kardon. Além de alto é, também, bastante nítido e com um bom nível de graves. Estão presentes quatro altifalantes, capazes de tornar a experiência multimédia em algo muito imersivo.

Resumindo e concluindo

Sem dúvida que estamos perante um computador caro, e este pode ser um fator complicado para muitos utilizadores, mas também estamos com um equipamento no qual a marca não olhou a meios para implementar tudo o que tinham de melhor.

O ecrã é surpreendentemente bom e agradável, mesmo em dias de sol. Claro que o ambiente em que utilizar o computador vai influência a autonomia do mesmo que, durante os testes, aguentou-se bem mas não garante sempre as nove horas prometidas pela marca.

O ZenBook 3 vem com o Windows 10 instalado de origem e fica pronto a utilizar numa questão de segundos

A experiência multimédia é muito boa conseguindo aguentar facilmente com alguns jogos mas, recordamos, este não é um computador pensado para jogadores mais intensivos. O som reproduzido em quatro colunas torna todas as experiências mais imersivas.

O teclado é algo que vai precisar de alguma utilização até que o utilizador esteja habituado à sensação que transmite e à pressão extra necessária para escrever. Depois desse período inicial passa a ser algo natural.