Imagens recolhidas com satélites comerciais, e publicadas no site 38north, sugerem que as operações foram retomadas no local de testes nucleares utilizado pela Coreia do Norte em Punggye-ri. As imagens, captadas a 25 de abril, mostram bombeamentos de água no túnel onde se julga que os norte-coreanos têm vindo a preparar a realização de um teste com arma nucleares. Também podem ser vistos carros de mineração nas imagens.

As fotografias foram tiradas um dia antes de os senadores dos EUA terem recebido informação sobre uma possível ameaça nuclear norte-coreana. Mostram o local de testes, que é dividido num campo sul e num campo norte. Em nenhuma das imagens se conseguem identificar claramente pessoas a trabalhar, mas no campo norte vêem-se pessoas que parecem estar a praticar desporto (ténis?). Já no campo sul, parece haver uma pilha de equipamentos tapada. Essa pilha já tinha sido detetada em imagens anteriores.

Embora não consiga concluir se há um teste nuclear prestes a acontecer no local, o site 38north confirma que “a presença de um grande número de pessoas espalhadas por toda a instalação é incomum”. O 38north é um projeto de monitorização da Coreia do Norte com sede da Universidade John Hopkins, em Maryland (Estados Unidos). A análise às imagens foi feita por Joseph S. Bermudez Jr. e Jack Liu, dois especialistas dessa universidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR