Seja qual for a latitude, a moda dos SUV parece estar para durar. E nas mais diversas configurações. Veja-se o caso da Mazda, que acaba de anunciar o lançamento de uma nova proposta neste domínio, com três filas de bancos, a que decidiu chamar CX-8.

A sua criação deve-se à necessidade da marca de Hiroshima poder oferecer no Japão um SUV capaz de transportar mais do que cinco passageiros, uma vez que o CX-9 apenas está disponível no mercado norte-americano. Também por isso, e pelo menos para já, este novo CX-8 estará à venda somente no mercado doméstico, mas nada o impedirá de ser proposto também noutras regiões.

Com 4.900 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 1.730 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2.930 mm, o CX-8 posiciona-se, em termos de dimensões, entre o CX-5 e o CX-9. Ou seja, é 350 mm mais comprido, 55 mm mais alto e 230 mm maior entre eixos do que o CX-5, sendo 175 mm mais curto, 129 mm mais estreito e 17 mm mais baixo do que o CX-9. Será proposto em configurações de seis ou sete lugares, com a Mazda a garantir que mesmo passageiros adultos viajarão confortavelmente na terceira fila de bancos.

A animar o CX-8 estará o motor 2.2 turbodiesel Skyactiv-D, combinado com a caixa automática de seis velocidades. O que a Mazda ainda não revelou é a qual das versões desta unidade motriz irá recorrer para este efeito: se à de 150 cv e 380 Nm, ou à mais dotada de 175 cv e 420 Nm.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR