Uma análise de rotina ao sistema de águas do Hospital da Horta, nos Açores, voltou esta semana a detetar a presença de ‘legionella’ na canalização, situação que acontece pela segunda vez em sete meses.

O diretor clínico do Hospital da Horta, Rui Susano, explicou esta quarta-feira aos jornalistas que desta vez a presença da bactéria foi descoberta em “concentrações mais baixas”, mas ainda assim obrigou a “medidas de precaução”, para evitar que os doentes fossem infetados. “Não há problema de contaminação”, insistiu o médico, assegurando que o Hospital já efetuou uma “desinfeção” a todo o sistema de distribuição da água, com vista a “aniquilar a bactéria”, que só é prejudicial quando inalada.

A ‘legionella’ foi descoberta nas canalizações do edifício antigo do hospital, mas, segundo Rui Susano, “nenhum doente foi infetado”, embora a situação tenha obrigado a administração a transferir os pacientes internados para a ala nova, a fim de poderem fazer a sua higiene pessoal em segurança.

O que deve saber sobre a Legionella

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ‘legionella’ é um bactéria que, quando inalada, pode provocar infeções respiratórias graves e até mesmo a morte, como aconteceu em novembro de 2014, em Vila Franca de Xira, onde mais de 300 pessoas foram infetadas. Cerca de uma dezena acabou por falecer.

Na próxima segunda-feira chega à ilha do Faial uma equipa de técnicos que irá recolher amostras na canalização do hospital, para depois analisá-las em laboratório.

Só dez dias depois, quando os resultados forem conhecidos, é que a administração do Hospital da Horta saberá se o problema está ou não totalmente resolvido.