Tony Kim, professor americano na Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang, foi intercetado e detido no aeroporto de Pyongyang, no passado dia 22 de abril, e continua preso no país.

Tony Kim quando convidado para dar aulas em Pyongyang.

A agência norte-coreana de notícias avançou que Tony Kim, também conhecido como Kim Sang Dok, está detido por alegados “atos criminosos hostis destinados a subverter o país”.

Este é o terceiro americano detido na Coreia do Norte no último ano. Otto Warmbier, um estudante americano, foi detido na Coreia do Norte em março de 2016 e condenado a 15 anos de prisão por roubar material propagandístico e por crimes contra o estado coreano. Já o pastor-coreano Kim Dong-Chul foi acusado de espionagem e condenado a 10 anos de trabalho árduo.

Otto Warmbier (à esquerda) e Kim Dong-Chul (à direita), ambos detidos na Coreia do Norte

As autoridades norte-coreanas não adiantaram informação sobre os motivos da detenção inicial de Tony Kim. O Departamento do Estado Americano também se recusou a comentar este caso “devido a considerações privacidade”.

A agência de notícias norte-coreana disse ainda que Kim, de 55 anos, esteve envolvido em missões de apoio a crianças de áreas rurais da Coreia do Norte, descrevendo-o como um “homem religiosamente devoto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR