Um protótipo de uma casa modular desenvolvido na Universidade de Coimbra deu lugar ao Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, que pretende ajudar peregrinos que por estes dias se dirigem a Fátima. O Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, situado nos Campos do Bolão, em Coimbra, foi inaugurado esta quinta-feira, consistindo no “reaproveitamento de um trabalho científico” desenvolvido no ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), disse o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a cerimónia.

O edifício foi criado pelo ITeCons em parceria com três empresas, sendo um imóvel completo e modular (construído como se fossem peças de lego), que poderá ter aplicação em territórios de África e da América Latina. A sua utilização, referiu o município, vai também permitir analisar os parâmetros de “durabilidade, comportamento térmico ou estanquidade”.

O espaço conta com seis lava-pés, dois lavatórios e duas sanitas, sendo que, nos próximos dias, os peregrinos poderão receber cuidados naquele centro de apoio, como tratamento de feridas, massagens ou medição da tensão arterial, contando ainda com água e alimentos para distribuir, informou a Câmara de Coimbra. Segundo Manuel Machado, o espaço vai estar aberto “24 horas” durante as “fases de maior intensidade de circulação”, nomeadamente maio, agosto e outubro, ficando depois aberto “de sol a sol”.

Para além deste novo centro, Coimbra conta ainda com um ponto de apoio a peregrinos na zona da Pedrulha e um albergue em Santa Clara-a-Nova.

De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, ficou também “convencionado com a Académica” que o centro de treinos deste clube, situado próximo do espaço de apoio, vai estar disponível para os peregrinos, possibilitando o uso de balneários.

A assistência no Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes vai ser prestada por enfermeiros e voluntários, com o apoio da Cáritas de Coimbra, Associação de Enfermeiros Católicos e Profissionais de Saúde, Movimento da Mensagem de Fátima de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem e escuteiros de Ceira.

Papa Francisco visita Fátima nos dias 12 e 13 e vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR