O algoritmo do Facebook é complicado de entender. Imaginemos uma conta com 500 amigos: alguns aparecem no mural umas cinco vezes e outros nem sequer nos lembramos que existem porque nunca os vimos a passar pelo nosso mural. Claro que, a juntar aos amigos, existem ainda as páginas nas quais o utilizador mete “gosto” e que sofrem a mesma seleção “aleatória” de preferência.

Para remediar esta situação, o Facebook oferece algumas possibilidade de personalização para que o utilizador possa decidir, de forma menos aleatória, aquilo que aparece no seu mural.

Dar prioridade a 30 pessoas ou páginas

Como explica a própria rede social, “ao selecionares uma pessoa ou Página para veres primeiro, as publicações da mesma são apresentadas no início do teu Feed de Notícias. A pessoa ou Página não saberá que a selecionaste.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A opção de “ver primeiro” serve para, dentro de um conjunto máximo de 30 pessoas ou páginas, o utilizador possa alterar a maneira como está a ser mostrada a informação desse perfil e dar-lhe prioridade face aos restantes.

Ao abrir o perfil desejado, no caso de já serem amigos ou de já seguir a página, a opção de seguir está predefinida. No entanto, ao carregar no “seguir” surge a opção de escolher “ver primeiro” as publicações do perfil em questão. Desta maneira, tudo o que for publicado pela pessoa ou pela página vai surgir, obrigatoriamente, no seu feed.

Neste mesmo separador pode ainda escolher que tipo de notificações pretende receber ou se quer, de facto, receber alguma notificação deste perfil. Existe ainda a opção de deixar de seguir sem ter de tirar o gosto ou remover a amizade, deixando assim de ver as publicações associadas a esse perfil.

Amigos Chegados

Um grupo que existe desde os primeiros tempos do Facebook é o dos “Amigos Chegados” ou “Melhores Amigos”. Na barra lateral da esquerda, no separador Explorar, temos as Listas de amigos que, ao clicarmos, nos dá acesso a um conjunto (maior do que podíamos imaginar) de grupos, entre eles, o de amigos chegados.

Este é um grupo com características especiais que, de origem, já traz notificações ativas para qualquer pessoa da lista. Aqui pode criar uma seleção de pessoas para que, quando elas publicarem algo, receba uma notificação e tenha um mural criado só com quem importa mais.

O utilizador pode ainda aproveitar para, ao fazer uma publicação, selecionar que apenas quer que seja partilhada com os membros desta lista e assim apenas quem estiver nessa lista consegue ver a sua publicação.

Criar novas listas

Se o interesse estiver focado em mais de 30 pessoas mas não quer receber notificações de nenhuma delas, e apenas quer um local onde todas as publicações que lhe podem interessar estejam agrupadas, a melhor solução pode mesmo passar por criar uma nova lista e definir tudo ao seu gosto. Para criar uma lista basta ir às listas de amigos e criar uma nova.

Este é um processo que só pode ser feito através do computador, mas depois pode aceder à lista em qualquer dispositivo. Ao optar por este processo, pode colocar o número de pessoas que bem entender naquela lista, onde sabe que vão estar todas as publicações de todas as pessoas que adicionou e não vai ser incomodado com “milhares” de notificações.

Notificações de qualquer perfil

Claro que escolher dar prioridade a um amigo especifico não vai fazer com que veja tudo o que foi publicado, até porque vão continuar a aparecer outros amigos pelo meio. Mas existe sempre a possibilidade de ativar notificações individuais para os seus amigos sem que tenha de os colocar na lista de “amigos chegados”.

Ao abrir o perfil e passar o rato por cima do sinal que indica que são amigos, surge um pequeno menu onde pode ativar a funcionalidade “receber notificações”.

Ocultar publicações

Uma outra forma menos drástica e mais simples de reduzir as publicações que aparecem de determinada página ou pessoa é a de ocultar publicações.

Ao carregar na seta (canto superior direito de qualquer publicação) no mural principal do Facebook, surge a opção de Ocultar publicação e, ao tomar esta decisão, é indicado que vai passar a ver menos publicações semelhantes. Isto vai diminuir, consideravelmente, o número de publicações daquela pessoa ou página no seu mural.

Ordenar cronologicamente

Para os casos em que o utilizador não quer confiar que o Facebook sabe o que é mais interessante, existe a definição de organizar o mural principal por ordem cronológica. Esta opção vai mostrar as publicação das mais recentes para as mais antigas, sem qualquer aleatoriedade por parte do algoritmo.