Os aviões que transportarão o papa de Roma para Portugal e no regresso à capital italiana, serão escoltados por dois caças F-16, dentro do espaço aéreo nacional, disse à agência Lusa fonte da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O papa aterra a 12 de maio na Base Aérea n.º5 (BA5), em Monte Real, Leiria, num Airbus da companhia Alitalia, proveniente de Roma. Após as celebrações do 13 de maio, Francisco regressa à BA5, de onde descola de regresso a Roma, desta vez a bordo de um avião da TAP.

Outra das missões da responsabilidade da FAP é o transporte de duas viaturas do Vaticano, incluindo o papamóvel, e de outro material no âmbito da visita papal, “de Roma para Portugal e regresso”, a bordo de um avião de carga C-130, previsto ocorrer durante o início a próxima semana.

Além do dispositivo e das medidas permanentes para assegurar o comando e controlo do espaço aéreo, serão aplicadas pela FAP e pela Autoridade Aeronáutica Nacional, “medidas excecionais” nos locais de passagem e permanência de Francisco e dos peregrinos, nos dias 12 e 13 de maio, durante a peregrinação do papa ao santuário de Fátima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A FAP vai ainda disponibilizar dois helicópteros EH-101 para o transporte do papa e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da BA5 para o santuário de Fátima.

Em comunicado entretanto divulgado o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) refere que o EH-101, em alerta permanente a partir da Base Aérea n.º6, no Montijo, será deslocado para a BA5 “garantindo uma maior prontidão, em caso de necessidade”.

Segundo o EMGFA, haverá o “reforço das capacidades sanitárias existentes na zona da BA5, com meios complementares aos do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), incluindo apoio do Hospital das Forças Armadas”, localizado no Lumiar, em Lisboa.

A nota diz que estará ainda disponível, “em caso de necessidade e se solicitado, o hospital de campanha do Exército para apoio à operação, como meio de redundância e complementar aos meios do INEM”, e apoio na área NBQR (Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico).

A FAP vai também disponibilizar meios aéreos com vista a garantir a segurança nos locais de presença e de passagem de Francisco e dos peregrinos, para apoio à cobertura televisiva da visita, além do “empenhamento de meios aéreos em apoio direto às forças de segurança”. Francisco será o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, e vai presidir ao centenário das “aparições” na Cova da Iria.