A candidata da extrema-direita às presidenciais francesas Marine Le Pen voltou a ser vaiada esta sexta-feira durante uma visita à Catedral de Reims, onde os reis franceses eram coroados, acabando por sair da igreja por uma porta lateral, rodeada de guarda-costas com chapéus de chuva — isto depois de já ter sido atacada com ovos na quinta-feira.

Segundo o Le Figaro, a equipa da candidata da extrema-direita manteve a visita em segredo até à última hora, precisamente para tentar proteger Marine Le Pen de manifestações. A reta final da campanha não parece estar a ser fácil para a candidata. Depois de Emmanuel Macron ter entrado com um processo em tribunal por difamação contra a ex-líder da Frente Nacional (Le Pen suspendeu temporariamente funções no partido) e de as últimas sondagens mostrarem uma cada vez maior vantagem de Macron, Marine Le Pen volta a ser alvo de forte contestação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a imprensa francesa, a candidata deslocou-se à catedral na companhia de Nicolas Dupont-Aignan, o seu primeiro-ministro caso seja eleita, mas o presidente da Câmara de Reims, do partido Os Republicanos, lançou a primeira pedra logo no Twitter, ainda antes de Marine Le Pen chegar ao local: “Reims, cidade da reconciliação franco-alemã, cidade virada para a Europa, cidade de paz: Marine Le Pen não perca o seu tempo”.

Marine Le Pen acabou por ser novamente atacada com ovos lançados pelas cerca de três centenas de pessoas que a esperavam à saída, debaixo de um forte aparato de segurança, já preparados com guardas-chuva.