7m 12,7s. Foi este o melhor registo oficialmente obtido pelo novo Porsche 911 GT3 no mítico traçado do Nordschleife do Circuito de Nürburgring. Aquele que, de há uns anos a esta parte, tem sido o local incontornável para qualquer desportivo que se preze dar mostras da sua valia.

Um tempo obtido com uma temperatura ambiente de 8° C e uma temperatura do asfalto de 14° C. Condições ideais para rodar a fundo no emblemático traçado germânico. Para os menos acostumados com o tema, dois elementos há que provam bem da valia deste registo: o ser 12,3 segundos inferior ao obtido pela anterior geração do 911 GT3, e estar ao nível do que, há não muitos anos atrás, só seria possível de alcançar por carros de competição equipados com pneus slick.

Obviamente, não era esse o caso da unidade que se apresentou para prestar provas no exigente circuito alemão: um 911 GT3 da nova geração totalmente de série, ainda que do seu lote de atributos façam parte o motor Boxer de 4,0 litros e 500 cv igual ao instalado na sua variante de competição (o 911 GT3 Cup), a caixa pilotada PDK de dupla embraiagem e sete velocidades ou os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 N1, uma evolução dos anteriores N0, concebidos especificamente para serem mais rápidos em pista, apesar de estarem homologados para serem utilizados na via pública.

O GT3 dá assim provas de toda a sua capacidade para ser conduzido tanto nos limites, nas mais exigentes condições, como numa utilização diária. Como (bem) referem os responsáveis da Porsche, se está apto a ser conduzido depressa no Nordschleife, está apto a ser conduzido depressa em qualquer outro local do planeta.

[jwplatform eKoJvetf]

Com o novo tempo, de 7m12,7s, a mais recente versão 911 GT3 prova que é um desportivo notável, mas resta saber como se situa no ranking dos mais velozes em Nürburgring. O novo desportivo, com 500 cv e apenas 1.505 kg (na versão com caixa automática de dupla embraiagem), bate o seu antecessor, mas continua atrás de adversários como o Dodge Viper ACR (7.12,13), o Mercedes AMG GT-R (7.10,92), o Nissan GT-R (7.08,67), o Lamborghini Aventador SV (6.59,73) e o Lamborghini Huracán Performante (6.52,01).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR