As temperaturas máximas vão subir entre 5 a 8 graus Celsius a partir do domingo, dia em que já não está prevista a precipitação, disse a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista, o dia desta sexta-feira ainda vai ser de aguaceiros, por vezes fortes, com granizo e acompanhados de trovoada, com exceção dos distritos de Beja e Faro, probabilidade de queda de neva nas Serras da Estrela e do Gerês em quotas de 1.400 metros e cento e vento moderado nas terras altas.

“Para amanhã [sábado] ainda se prevê uma situação de aguaceiros que serão de um modo geral fracos e dispersos, em particular no norte e centro, e que deverão manter-se até ao final da manhã ou início da tarde”, adiantou Patrícia Gomes à agência Lusa.

Segundo a meteorologista do IPMA, no domingo vai ocorrer uma mudança no estado do tempo com o fim da precipitação e a subida das temperaturas.

“No domingo vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo, vento moderado nas terras altas e uma subida acentuada da temperatura entre 5 a 8 graus Celsius. Iremos ficar com temperaturas semelhantes às dos últimos dias, ou seja, próximas ou acima dos 30 graus em algumas regiões”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito ao início da semana, segundo o IPMA, vai ocorrer nova subida da temperatura máxima e mínima.

“Na segunda-feira vamos ter um dia semelhante ao de domingo com céu pouco nublado ou limpo e nova subida da temperatura. No entanto, a chuva vai regressar na próxima semana. De acordo com a informação que temos hoje, deverá chover a partir de quarta-feira”, disse Patrícia Gomes.

Para o próximo fim de semana, quando o Papa estiver em Portugal, a chuva regressará ao continente.