O terminal 3 do aeroporto londrino de Heathrow foi evacuado esta manhã na sequência de relatos de “um pacote suspeito”. A polícia foi chamada ao local pelas 8h da manhã e, de acordo com a imprensa britânica, ainda permanece no local. As partidas foram todas suspensas e todos os aviões, ainda com passageiros no interior, foram revistados pela polícia e cães.

De acordo com o Independent, várias testemunhas afirmam ter visto um homem a fugir da segurança com a bagagem na mão no momento em que iria ser revistado e a bagagem iria passar no raio-x. Inicialmente pensou-se que o homem tinha fugido para a zona das chegadas, mas a informação não foi confirmada.

A evacuação de passageiros no terminal 3 causou o caos no aeroporto e no acesso ao transporte de saída. Segundo um porta-voz daquele que é o principal aeroporto londrino, citado pelo jornal The Sun, “as partidas foram suspensas por um curto período de tempo no terminal 3 devido a questões de segurança”. “Pedimos desculpa a todos os passageiros cujos voos são afetados. A segurança dos nossos passageiros e colegas é primordial”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, várias foram as pessoas que se queixaram, não só da espera e da perspetiva de perder os seus voos, como também da falta de informação por parte do aeroporto.

Entretanto, a circulação foi restabelecida e está a “voltar ao normal”. A polícia confirmou também que foi aberta uma investigação em colaboração com as autoridades do aeroporto.

Num incidente paralelo, um homem foi detido esta quinta-feira à noite quando chegava ao aeroporto de Heathrow vindo da Turquia por suspeitas de treinar e preparar ataques terroristas, segundo informações entretanto avançadas pela Scotland Yard.

O homem de 30 anos foi detido no aeroporto londrino pelo departamento de contra-terrorismo da polícia britânica quando saía de um voo vindo de Istambul. O suspeito permanece ainda detido numa esquadra no sul de Londres, enquanto decorrem buscas relacionadas com o caso.