O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação à empresa de serviço de transportes norte-americana Uber pelo uso de uma aplicação pelos seus condutores usada para enganar as autoridades nos locais onde o serviço é proibido pela justiça.

O programa – chamado Greyball – estará a ser usado pelos condutores da Uber desde, pelo menos, o início de 2014, para mostrar uma versão falsa da aplicação da Uber quando sãconfrontados pelas autoridades. O programa também terá sido usado em países como o Brasil, Coreia do Sul e França.

De acordo com a imprensa norte-americana, a Uber usaria esta tecnologia para mostrar às autoridades carros que não existiam nas cidades onde a Uber não está legalmente autorizada a operar.

A empresa disse que ia proibir o uso da aplicação entre os seus condutores, depois de o New York Times ter revelado numa investigação o uso para fugir às autoridades. A aplicação terá sido aprovada pelos advogados da empresa, mas o seu uso é agora motivo para a abertura de uma investigação criminal pela justiça norte-americana, que pode resultar em acusações criminais ou multas pesadas para a empresa.

A Uber tem estado envolvida em várias polémicas, estando neste momento a fazer uma investigação interna sobre a cultura interna da empresa, cujos resultados devem ser conhecidos no próximo mês. Enfrenta ainda um processo apresentada por uma unidade da Google por roubo de propriedade intelectual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR