Cerca de 70 mil adolescentes portugueses já se automutilaram, noticia este sábado o semanário Expresso, citando o último estudo sobre o assunto feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 45 países ocidentais. Numa altura em que o suicídio na adolescência tem sido notícia devido ao jogo Baleia Azul, que se está a popularizar nas redes sociais e que incita à automutilação e ao suicídio, o diretor da Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Dona Estefânia, Augusto Carreira, diz que o fenómeno é generalizado, mas que agora em um “caráter epidémico”.

De acordo com o estudo da OMS citado pelo Expresso, em Portugal, 20,3% dos jovens entre os 13 e os 15 anos de idade já se automutilaram. A percentagem corresponde a 67 mil jovens dos 331 mil portugueses que ocupam a faixa etária. O semanário refere ainda um outro estudo, de 2014, efetuado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Nessa investigação, referente aos jovens entre os 14 e os 18 anos da região da Grande Lisboa, conclui-se que 13,5% desses adolescentes já se automutilaram ou, pelo menos, já pensaram em automutilar-se.

O jornal adianta ainda mais alguns números que ajudam a perceber a dimensão do problema. No ano passado, as urgências do Hospital Dona Estefânia receberam 274 jovens por tentativa de suicídio. Apresentavam-se com cortes ou queimaduras no corpo. No ano anterior, 2015, foram receitadas 131 mil embalagens de tranquilizantes a crianças e jovens no país. 13% dos jovens que tomam este tipo de medicamentos fazem-no para tratar ansiedade ou depressão.

O jogo Baleia Azul colocou o tema do suicídio infantil e juvenil novamente na ordem do dia. Trata-se de um jogo online em que os jovens são convidados para grupos fechados nas redes sociais e são incitados individualmente a cumprir 50 desafios que vão desde ver filmes de terror de madrugada até ao último nível, suicidar-se. O Baleia Azul terá começado na Rússia, onde há mais de uma centena de casos de suicídio relacionados com o jogo, e passado para o Brasil, mas em Portugal também já se registaram casos que poderão estar ligados à prática daquele jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR