António Costa manifestou o incondicional apoio ao candidato socialista à Câmara do Porto, dizendo que o PS tem muito orgulho no trabalho que Manuel Pizarro desenvolveu e da forma leal como trabalhou com o presidente da autarquia, afirmou na qualidade de secretário-geral à entrada da convenção autárquica socialista que se realiza este sábado em Lisboa.

“Mas obviamente, o PS não se impõe onde não é desejado. Havendo uma vontade clara de cada um concorrer com a suas próprias listas, o PS fará o que lhe compete” e apresentará a sua lista liderada por Manuel Pizarro como fez há quatro anos.

Questionado pelos jornalistas sobre se partido sai fragilizado ou humilhado, António Costa responde que o compromisso do PS é ara com os portugueses e deu a garantia de que os socialistas darão o meu melhor em todos os concelhos e freguesias nas próximas eleições autárquicas. “E é o que faremos no Porto onde temos provas dadas”.

O líder dos socialistas explica ainda que o apoio inicial à candidatura de Rui Moreira resultou da avaliação que foi feita na altura própria e que levou o PS a apoiar de forma unilateral e sem negociar lugares ou posições nas listas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É nossa forma de estar. Mas como disse Manuel Pizarro, não mudamos em 24 horas o nosso pensamento. Agora, amigo não empata amigo. Não queremos ser indesejados em parte nenhuma.”

António Costa acrescentou ainda que o PS se vai bater e está confiante e afastou a existência de uma intervenção sua na decisão da concelhia do Porto de avançar com esta candidatura própria. Estas decisões, realçou, são tomadas a nível da concelhia e só há intervenção da direção nacional em caso de conflito. Comentando notícias que dão conta de que a opção de avançar com uma candidatura própria contra Rui Moreira foi uma imposição sua, o secretário-geral diz que a informação é falsa e acrescenta que tem havido “um excesso de notícias falsas sobre o tema”.

“O que importa é o que cada um diz, cara a cara, e perante a comunicação social. Este processo foi conduzido pela concelhia do Porto.”

António Costa recusou ainda comentar alegados telefonemas que terá feito. E garante que não há crispação nenhuma nas estruturas socialistas do Porto. Rui Moreira considerou que o apoio do PS era “indesejável”. E apesar da amizade pessoal que afirma ter para com o presidente da câmara do Porto, cita Manuel Pizarro para sublinhar: “Mais vale uma boa amizade do que um casamento indesejado”.

E os comentários de Passos Coelho sobre a polémica? “Desejo-lhe as maiores felicidades”.