A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Infraestruturas de Portugal e dez municípios atravessados pelos Caminhos do Tejo lançaram sexta-feira, em Santarém, a iniciativa “Caminho Seguro”, destinada aos milhares de peregrinos que se dirigem para Fátima. Numa parceria com as câmaras municipais de Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Santarém, Alcanena, Batalha e Ourém, e com o Centro Nacional de Cultura, a iniciativa visa sensibilizar os peregrinos a escolherem caminhos alternativos às estradas nacionais, como é o caso do Caminho do Tejo, um percurso de 151 quilómetros pelos campos, sinalizado desde 2000 e onde foram agora colocados mais 50 marcos.

Nos pontos de partida e de passagem dos peregrinos, a SCML vai distribuir, com o apoio da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Ordem de Malta, um “kit de apoio aos peregrinos”, com as recomendações para uma peregrinação segura. Em comunicado enviado à Lusa, a IP afirma que está no terreno, em ações de vigilância e apoio aos peregrinos e condutores que circulam nas estradas da sua rede em peregrinação ao Santuário da Fátima, desde a semana passada, mantendo, até dia 12, colaboradores e carrinhas de apoio nas principais estradas utilizadas pelos peregrinos, nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém.

As recomendações aos peregrinos incluem a sugestão da opção por percursos alternativos mais seguros, uso de vestuário refletor de dia ou de noite, circulação sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito, paragens o mais afastadas possível da estrada e a não utilização de auscultadores ou do telemóvel enquanto caminham na estrada. Aos automobilistas, é pedida atenção redobrada na estrada, a redução da velocidade ao avistar grupos de caminhantes e atenção aos condicionamentos de trânsito, como a supressão das faixas de lentos (mais à direita) em algumas vias onde não existam bermas.

A tradicional peregrinação de maio a Fátima coincide este ano com a visita do papa Francisco, nos próximos dias 12 e 13, com o centenário das aparições e com a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, fazendo prever um aumento significativo da afluência ao santuário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR