Um grupo de treze peregrinos partiu hoje de Portalegre, no Alentejo, rumo ao Santuário de Fátima, transportando consigo o companheirismo e a esperança, mas também muita coragem para percorrer a pé mais de 160 quilómetros. A partida simbólica para este gesto de fé foi dada junto à capela de Nossa Senhora da Penha, espaço emblemático da cidade, tendo o grupo de peregrinos trocado algumas impressões e palavras de encorajamento para a longa caminhada, culminando a ação com uma oração.

O desejo de ver o papa em Fátima e uma “fé inabalável” são os motivos que levam Sónia Silva a integrar este grupo rumo ao santuário, revelando ainda à agência Lusa que não tem uma capacidade “física muito forte”, mas que vai tentar chegar ao fim do percurso. “Espero também encontrar o papa pelo ser humano que ele é, pois admiro-o muito enquanto homem”, acrescentou.

Sónia Silva confessou ainda que a “última etapa” do trajeto até Fátima é a mais difícil para si, sublinhando que a mesma envolve uma “enorme carga emocional”. “A última etapa é a mais difícil. A última vez que fui a Fátima a pé estava a acabar uma quimioterapia e aquele percurso e a entrada no santuário é qualquer coisa de inexplicável”, relatou.

António Ceia da Silva é outro dos peregrinos que integra este grupo oriundo de Portalegre e que espera chegar a Fátima na quinta-feira. O peregrino explicou à Lusa que o espírito do grupo passa pela “adoração a Maria”, mas também por um “espírito desportivo”, ao andar em grupo e a caminhar. “Além da meta religiosa, o nosso objetivo passa também por percorrer e visitar alguns santuários marianos”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Pinto é natural de Vila Franca de Xira, reside em Portalegre há vários anos e integra este grupo pela primeira vez, lançando-se na “aventura” de rumar até Fátima a pé para assinalar os seus 40 anos de vida. “Este é o ano, em que cumpro 40 anos, era uma coisa que eu pensava fazer e nós vamos com uma fé imensa para cumprir esta promessa”, disse.

A tradicional peregrinação de maio a Fátima coincide este ano com a visita do papa, nos próximos dias 12 e 13, com o centenário das “aparições” e com a canonização dos “pastorinhos” Jacinta e Francisco, fazendo prever um aumento significativo da afluência ao santuário.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das “aparições”, em 1917. O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13. Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).