O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou este domingo António Pires de Lima, falecido no sábado aos 80 anos, como “um dos mais brilhantes” advogados da sua geração e um homem que se distinguiu pela “integridade de caráter”.

Na mensagem de condolências dirigida à família do antigo bastonário da Ordem dos Advogados, publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa enaltece ainda a ética de Pires de Lima, bem como a sua incessante luta por um melhor Estado de direito democrático e sistema judicial.

“Recordamos António Pires de Lima como um dos causídicos mais brilhantes da sua geração, que se distinguiu pela afabilidade de trato, pelo desassombro das suas intervenções e, acima de tudo, pela integridade de caráter”, afirma o Presidente da República.

A nota de pesar do chefe de Estado recorda o “homem de leis” que “sempre se bateu pelo amadurecimento e a consolidação do Estado de direito democrático e pela melhoria do sistema de justiça em Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa destaca que António Pires de Lima travou essa batalha, não apenas com bastonário da Ordem dos Advogados, funções que considera ter exercido “com notável brilho”, mas também como “homem público” e na sua “atividade privada, que sempre pautou pelos mais exigentes critérios éticos de rigor e probidade”.

“Fê-lo ainda como benemérito, a justo título distinguido pela Cruz Vermelha Portuguesa”, recorda, considerando que “com a sua morte, Portugal perde um homem frontal e independente, um advogado de exceção, um cidadão empenhado no futuro do seu País”.

Lamentando uma vez mais “o seu desaparecimento”, Marcelo Rebelo de Sousa considera que “os valores por que António Pires de Lima lutou devem continuar a nortear a administração da justiça e a salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos”, e que o seu exemplo de vida “perdurará na memória” de quem o conheceu.

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados António Pires de Lima morreu ao início da tarde de sábado, no Hospital da Luz, Lisboa, onde se encontrava internado desde o início da semana, segundo fonte familiar.

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados (OA), cuja saúde se degradara nos últimos anos, morreu rodeado da família, acrescentou a mesma fonte.

O velório de António Pires de Lima realiza-se a partir das 14h00 deste domingo na igreja dos Santos Reis Magos, ao Campo Grande, em Lisboa. Na segunda-feira, às 13h00, haverá missa de corpo presente na igreja, realizando-se de seguida o funeral para o cemitério do Alto de S. João, onde o seu corpo será cremado, às 15h00.