O plano de médio prazo “Transform 2025+” foi, sem dúvida, o principal ponto da agenda do encontro anual que a Volkswagen levou a cabo no final da passada semana na sua sede, em Wolfsburg. Mas não o único, já que o evento serviu ainda para os responsáveis da marca darem a conhecer o seu plano de lançamentos para os próximos meses, como o prova o vídeo de cobertura do encontro divulgado pela própria marca, em que são referenciados 10 novos modelos a lançar em 2017, cinco dos quais totalmente inéditos.

Deste modo, foi possível ficar a saber que a nova geração do Polo, um modelo totalmente novo, assente na também nova plataforma MQB A0, acabada de estrear pela mais recente geração do Seat Ibiza, começará a ser produzido em Junho, o que significa que não poderá demorar muito até que seja oficialmente revelado pela marca alemã. Pelo seu lado, o “português” T-Roc, o SUV compacto derivado do Golf, fabricado em Palmela pela Autoeuropa, começará a sair das linhas de montagem da fábrica lusa em Agosto, rumo aos principais mercados europeus (um modelo que tem já confirmado o seu lançamento nos EUA, restando saber onde será, para tal efeito, produzido).

T-Roc nos EUA em 2019. Produzido em Palmela?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda no domínio dos SUV, está marcado para Novembro o arranque da produção da nova geração do Touareg, na fábrica que a Volkswagen detém em Bratislava, na Eslováquia pelo que o mais certo é que a sua apresentação oficial venha a ocorrer em Setembro, no Salão de Frankfurt. Esta oportunidade foi aproveitada pela marca germânica também para confirmar que a sua aposta neste género de modelo não vai abrandar nos próximos anos, a ponto de a sua oferta, neste capítulo, passar dos dois SUV que actualmente inclui para 19 até ao final da década.

T-Cross. Mini SUV da VW já acelera no Nürburgring

No calendário de lançamentos revelado são mencionados mais dois modelos. Um deles dá pelo nome de Virtus, e será a versão de três volumes e quatro portas do Polo, destinada à América do Sul e com início de produção marcado para Novembro.

Um mês mais tarde começará a ser fabricado o novo Jetta, como habitualmente destinado aos mercados da América do Norte.

Novo Arteon é oficial. Chega em Junho

Perante tudo isto, e na ausência de uma referência a qualquer outro novo modelo, tudo indica que o recém-apresentado Arteon continuará a ser o topo de gama da Volkswagen ainda durante mais algum tempo, tudo concorrendo para confirmar os rumores que o seu lugar só será ocupado por uma nova proposta lá mais para 2020, quando surgir um digno sucessor do descontinuado Phaeton, mas com propulsão exclusivamente eléctrica, muito provavelmente recorrendo à tecnologia que será estreada entretanto pelo primeiro eléctrico da Porsche, o Mission E.