O caso aconteceu num episódio da versão espanhola do concurso de culinária Masterchef, transmitido no passado domingo, quando um concorrente fez um comentário sexista que rapidamente incendiou as redes sociais. Depois de se destacar pelos comentários de um dos jurados, que criticava a qualidade dos concorrentes que passavam pelo programa, o programa viu-se no centro das atenções por causa de um concorrente: José Luis.

Após uma primeira prova complicada, os jurados passaram ao momento de apreciação e crítica do prato. José Luis foi o que recebeu as piores críticas – a sua carne com batatas foi considerado um dos pratos mais básicos da noite – com um júri a dizer que o concorrente “estava a passar por momentos baixos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi nesse momento que José Luis retorquiu. “Sinceramente, não estou nos meus melhores dias. Será que me está para vir o período? Não sei.” Alguns concorrentes reagiram com indignação aos comentários de José, com Samantha Vallejo-Nágera, um dos membros do juri, a comentar:

Isto é uma vergonha. É uma vergonha o teu prato e uma vergonha o que acabaste de dizer sobre as mulheres.”

A jurada continuou: “Nós, mulheres, trabalhamos exatamente da mesma forma todos os dias. Acabaste de dizer uma coisa a tentar ser engraçado, mas não vieste para aqui para ser engraçado. Vieste para cozinhar”, disse. “Ou te pões a cozinhar ou vais para casa, seja em que dia do mês for”.

Os comentários invadiram as redes sociais.