A cunhada de Ivanka Trump, Nicole Meyer, esteve recentemente no hotel Ritz-Carlton, em Pequim, a fazer uma apresentação a mais de 100 investidores chineses. Objetivo: conseguir convencê-los a investir 150 milhões de dólares numa urbanização em Jersei City, conhecida como One Journal Square, que pertence à empresa da família. E para Nicole – que é irmã de Jared Kushner, marido de Ivanka Trump e, por isso, genro do presidente dos EUA (e também seu conselheiro) – tudo serviu de isco, até a ligação à Casa Branca.

Nicole Meyer fazia o pitch no âmbito de um programa controverso dos EUA, o EB-5 (o equivalente aos vistos gold portugueses), que permite aos estrangeiros que investirem mais de 500 milhões de dólares em projetos nos EUA obter a cidadania norte-americana mais facilmente. Problema: durante a apresentação, a cunhada de Ivanka Trump disse que o projeto “significava muito para si e para toda a sua família”, fazendo alusão ao facto de o irmão ter saído da empresa familiar para trabalhar com o presidente dos EUA, conta o The New York Times. A porta-voz da Kushner Companies não quis comentar a intervenção de Nicole Meyer.

Na sala do hotel, estavam jornalistas do The New York Times e do Washington Post, a quem foi pedido que saíssem quando a empresária começou a falar. Ainda assim, terão ouvido o suficiente para relatar o que estava a ser preparado para a apresentação de Nicole Meyer.

Até janeiro, Jared Kushner aparecia como gestor ou presidente em seis entidades relacionadas com o projeto de Jersey City, que inclui 1.476 apartamentos luxuosos, um centro veterinário e estima-se que comece a ser construído no início de 2018. Apesar de se ter afastado das operações da Kushner Companies, o genro de Donald Trump continua como beneficiário de um património que está avaliado em mais de 600 milhões de dólares.

“O sr. Kushner alienou a sua parte no projeto One Journal Square, vendendo-os a um fundo da família do qual não é beneficiário, um mecanismo que foi sugerido pela agência de ética do Governo dos EUA”, afirmou Blake Roberts, advogado de Jared Kushner, acrescentando que o genro de Trump recusa envolver-se em assuntos relacionados com o programa de vistos EB-5.

Apesar de o genro de Donald Trump se ter afastado da maioria dos negócios, o facto de ainda ser beneficiário de alguns fundos da empresa levanta várias críticas dentro da Administração Trump. Jared Kushner casou-se com Ivanka Trump — filha do primeiro casamento de Donald Trump com a modelo checa Ivana Zelníčková -, e tem sido um dos principais assessores do presidente no que diz respeito às relações com Israel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR