Arte

É capaz de descobrir o que esconde esta imagem?

448

Um professor japonês desenvolveu um site com uma coleção de ilusões de ótica que o vão deixar, no mínimo, curioso. Consegue descobrir o que se esconde esta imagem?

A técnica exige uma manipulação de imagem que confunde a retina humana

Akiyoshi Kitaoka

Mais sobre

Um professor japonês desenvolveu um site com uma coleção de ilusões de ótica que o vão deixar, no mínimo, curioso. Consegue ver o que esconde esta imagem?

Dica: Afaste-se do ecrã

Akiyoshi Kitaoka é professor de psicologia em Quioto, no Japão, e durante vários anos estudou as ilusões de ótica e a ciência da perceção. Neste site, compilou várias criações deste género, numa tentativa de estudar fenómenos do olho humano que ainda nos são desconhecidos. Se ainda não conseguiu ver o que está escondido nesta imagem, tente afastar-se do ecrã (ou abane a cabeça muito depressa).

Este e outros fenómenos explicam-se pela composição da retina humana que tem dois subsistemas visuais que avaliam diferentes tipos de luz. Estas ilusões confundem os nossos olhos que, por sua vez, passam a informação errada ao cérebro. Isto é, até que o cérebro deteta o erro (e aí o difícil é não ver).

O professor japonês explicou como faz imagens como esta no Twitter.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site