Carter Page, antigo conselheiro de política externa da candidatura de Donald Trump, disse aos investigadores do Senado que teve “breves interações” há muitos anos com um oficial russo, que as autoridades norte-americanas suspeitavam tratar-se de um espião a trabalhar para o Kremlin, escreve a CNN.

A afirmação faz parte de uma longa carta, de nove páginas, que Page enviou ao Senado, na qual manifesta vontade em testemunhar numa audiência aberta, ao mesmo tempo que não se compromete a entregar os registos solicitados pelo Comité de Inteligência do Senado, pedido feito na sequência da investigação decorrente sobre as ligações entre a equipa de Donald Trump e o governo russo.

Page, que atacou a investigação do respetivo comité e o consequente pedido por mais detalhes sobre contactos recentes com oficiais russos, confirma na carta que se encontrou com o russo Victor Podobnyy em 2013, embora não tenha apresentado pormenores sobre os temas discutidos.

Conselheiro de Trump partilhou documentos com os russos sobre indústria energética

A suspeita do encontro, que aconteceu nos escritórios da representação diplomática russa na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, já existia. Em abril deste ano escreveu-se que Podobnyy seria um espião que tentara recrutar Page, na altura a trabalhar como consultor na área de energia em Nova Iorque, como fonte de informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR