O Facebook começou a tomar medidas para combater de forma mais eficaz as fake news. Depois de ter disponibilizado um artigo, no centro de ajuda da plataforma em 14 países, com dicas para evitar ser-se vítima de notícias falsas, a empresa norte americana avançou para a imprensa.

Esta segunda feira, foram vários os jornais ingleses que tiveram um pequeno anúncio do Facebook nas suas páginas, com as 10 dicas fundamentais para detetar a presença de fraudes nas notícias. Nesta ação incluem-se os jornais Telegraph, Times, Metro ou Guardian. Esta medida recupera a atenção redobrada que a empresa está a ter relativamente às falsas informações que possam surgir nos próximos tempos, uma vez que se aproximam as eleições gerais no Reino Unido.

Eleições gerais no Reino Unido

Mostrar Esconder

Previstas para 8 de junho, as eleições gerais vão eleger um parlamentar para a Câmara dos Comuns – a Câmara Baixa do Parlamento Britânico. Os 650 distritos eleitorais são chamados às urnas mais cedo, depois de Theresa May, a líder do Partido Conservador achar necessário assegurar a segurança e estabilidade necessárias para assegurar o melhor acordo para o Reino Unido – para as futuras negociações do Brexit. De acordo com o prazo previsto na lei, as próximas eleições só se iriam realizar em maio de 2020.

Foi, precisamente, no mês passado que Damien Collins, o deputado conservador, pediu à empresa de Mark Zuckerberg um combate cerrado à falsa imprensa que possa ocorrer nos próximos tempos. O perigo, para o deputado, passa por a rede social ser um dos principais meios por onde as pessoas acedem à informação e se “as notícias que eles [os eleitores] recebem no Facebook é na maior parte das vezes falsa, o eleitorado pode votar com base em mentiras”, conta ao Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa já tem, no entanto, algumas contas sinalizadas por atividade suspeita de conteúdo repetitivo ou aumento acentuado de mensagens. Para além disso, também algumas contas falsas foram já retiradas da plataforma. Fique com a lista conhecida das 10 sugestões a ter em conta quando se cruzar com notícias no Facebook.

As 10 dicas para detetar se está na presença de fake news

  1. Seja cético com as manchetes
    As notícias falsas vêm normalmente acompanhadas de grandes manchetes. Desconfie sempre se as alegações nas manchetes parecerem chocantes.
  2. Tenha em atenção o endereço web em questão (URL)
    Um endereço web semelhante ao de outro site pode ser um sinal de que está na presença de fake news. Verifique se o URL corresponde à fonte autêntica.
  3. Investigue a fonte
    Certifique-se de que quem escreveu é uma fonte confiável e com boa reputação.
  4. Veja se há uma formatação pouco comum
    Erros ortográficos ou um layout estranhos podem ser outro sinal. Veja com atenção a maneira como se apresentam essas notícias.
  5. Tenha em consideração as fotos
    Notícias falsas fazem-se acompanhar de imagens ou vídeos falsos. Tenha em atenção à manipulação que pode ocorrer nessas situações. O conteúdo pode até ser verdadeiro, mas pode estar fora de contexto, enviesando o seu significado.
  6. Confirme a data
    Notícias falsas podem ter datas sem sentido ou que tenham sido alteradas.
  7. Confirme as provas
    Verifique se as fontes do autor são confiáveis. Factos insuficientes ou menção a especialistas desconhecidos podem ser meio passo para se tratar de fake news.
  8. Procure outros artigos
    Estranhe se nenhum outro meio de imprensa tiver publicado uma história desse mesmo assunto.
  9. Verifique se a história é uma piada ou uma brincadeira
    Algumas notícias são difíceis de distinguir por o seu conteúdo ser de sátira ou de humor. Distinga se a fonte é conhecida por esse estilo e se os detalhes e o tom das histórias sugerem que pode ser apenas uma brincadeira.
  10. Tenha em atenção que algumas histórias são intencionalmente falsas
    Seja crítico com aquilo que lê e partilhe apenas aquilo que sabe que é verdadeiro e credível.