A Gare du Nord, no nordeste de Paris, já foi reaberta e retomou a atividade normal. Isto depois de, na noite desta segunda-feira, ter sido evacuada por razões de segurança, com a polícia em busca de três homens, dois cidadãos belgas e um afegão, suspeitos de planearem um atentado terrorista. A operação policial, de acordo com informação prestada pelas autoridades, foi iniciada pelas 23h00 locais (22h00 em Lisboa) e dada como terminada três horas depois (1h00 em Lisboa e 2h00 na capital francesa), com a polícia a anunciar o regresso “progressivo à normalidade”.

O jornal Le Figaro descreveu uma “situação confusa” enquanto alguns utilizadores da rede social Twitter disseram ter ficado presos no interior dos comboios em que seguiam e não sido autorizados a entrar na estação. Outros passageiros disseram que a polícia lhes pediu que saíssem do edifício o mais rapidamente possível. Segundo o jornal Le Parisien, a polícia estaria à procura de três homens considerados perigosos e que foram identificados na passada sexta-feira em Paris, Bordéus e Marselha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A zona foi evacuada e, posteriormente, vedada ao público. A polícia terá sido informada por funcionários ferroviários de que os três homens estariam dentro do TVG proveniente de Valenciennes, no norte de França, que transportava 200 passageiros e que tinha hora prevista de chegada a Paris às 23h10, hora local. As autoridades francesas terão sido informadas pelos serviços secretos de um “país amigo” da chegada dos suspeitos à capital de França naquela composição.

Um dos passageiros contou ao Le Parisien: “Pediram-nos para colocarmos as mãos no ar”. Segundo a mesma testemunha, a polícia foi percorrendo as várias carruagens da composição e terá revistado os passageiros. Outro passageiro, identificado como Benjamin, 29 anos, afirmou que tinha acabado de sair de um comboio proveniente de Lille quando agentes da polícia vestidos com os uniformes normais pediram às pessoas que abandonassem rapidamente a estação.

“Enquanto nos encaminhávamos para o metropolitano, cruzámo-nos com com agentes de uma unidade de polícia mais armada e equipada com coletes à prova de bala”, disse a mesma testemunha, acrescentando que houve pessoas a entrar em pânico, a gritar e a correr em direção às saídas do metro.

No local estiveram presentes vários carros da polícia, bem como agentes da polícia de choque. A operação destinou-se a “desfazer qualquer dúvida” sobre uma potencial ameaça, escreveu o diário britânico Daily Telegraph, citando fonte das autoridades francesas. A agência Associated Press falou com testemunhas presentes no momento em que a polícia começou a entrar na estação.

Dave James Phillips, um inglês de 39 anos que estava a chegar à capital francesa proveniente do Reino Unido, disse que, assim que saiu do comboio, viu “uma série de polícias a invadir a estação” e que “um deles tinha a mão sobre o seu revólver”. Quando Phillips saiu do comboio, a polícia ter-lhe-á dito para sair rápidamente da gare: “Rapide, rapide, out, out!”, relatou o britânico.

Alguns meios de comunicação avançaram que os três suspeitos fariam parte da chamada “Lista S”, uma lista do Ministério do Interior onde figuram os nomes de pessoas suspeitas de envolvimento em atividades terroristas.

O incidente acontece 24 horas depois de Emmanuel Macron ter sido eleito presidente de França através de uma plataforma que prometeu colocar a segurança de França nas prioridades da governação. França encontra-se sob estado de emergência, declarado por François Hollande, depois de uma onda de ataques terroristas que, nos dois últimos anos, provocou 230 vítimas mortais. O mais recente ataque ocorreu a 20 de abril passado, quando um polícia foi alvejado mortalmente nos Champs Elysées, no centro de Paris.

[notícia atualizada dia 9 de maio, às 07:50, com dados sobre a reabertura da Gare du Nord]