O presidente da Câmara do Porto decidiu, esta segunda-feira, assumir o pelouro da Habitação e Ação Social e atribuir o do Urbanismo a Rui Loza, eleito independente que até agora não tinha pelouro, disse à Lusa o adjunto do autarca.

A decisão do autarca independente surge depois de os socialistas Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes terem, esta manhã, devolvido os pelouros que detinham na Câmara do Porto — Habitação e Ação Social e Urbanismo, respetivamente.

Pizarro renuncia a pelouros na Câmara do Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além da presidência, Rui Moreira é responsável também pelo pelouro da Cultura, que decidiu assumir em novembro de 2015, após a morte inesperada de Paulo Cunha e Silva.

Rui Loza é arquiteto e administrador da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo. Foi coordenador da elaboração do processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 1996, e coordenou, em 2008, a equipa que elaborou o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial.

O executivo da Câmara do Porto é composto por 13 elementos. Seis são da lista independente de Rui Moreira e três foram eleitos pelo PSD — em julho do ano passado, Rui Moreira convidou Ricardo Valente, vereador independente eleito pela coligação “Porto Forte” (PSD/PPM/MPT), para ficar responsável pelo pelouro da Economia. À época, o PSD acusou Ricardo Valente de deslealdade e Rui Moreira de comprar apoios.

A estes nove juntam-se três vereadores do PS (dois detinham pelouros desde o início do mandato na sequência de um acordo pós-eleitoral com Moreira) e um da CDU, sem pelouro.