No mundo, há 31 cidades com população superior a 10 milhões de pessoas. É como se Portugal inteiro coubesse numa única cidade em expansão, dominada por arranha-céus e por auto-estradas cruzadas. Cidades tão desenvolvidas como Londres, Manhattan em Nova Iorque ou Hong Kong sofrem agora de uma crise de espaço, que passou a ser um bem precioso (e muito, mas muito caro) nestes grandes centros urbanos.

Encontrá-lo não é fácil. Por isso é que arquitetos e designers se juntaram para criar um novo conceito de apartamentos: são muito pequenos e compactos, mas primam pela modernidade e pelo conforto que oferecem. São as micro-casas. Mas dentro delas, pode viver-se em grande.

É esta a conclusão que a CNN encontrou no livro “Small Homes, Grand Living”. A obra de Gestalten fala sobre os pontos positivos de viver em apartamentos pequenos — ou mesmo minúsculos — construídos às portas de uma cidade socialmente agitada e em expansão. E tudo parece resumir-se num ponto: um apartamento mais pequeno do que a média pode poupar-nos tempo e dinheiro. Agora, importa menos ter móveis luxuosos ou peças de design a enfeitar a sala: o luxo agora é sinónimo de tempo. Mais do que isso, opina o arquiteto alemão Sigurd Larsen, estes apartamentos têm a vantagem de serem energeticamente mais eficientes e serem amigos do ambiente.

Conheça catorze desses apartamentos, incluindo um português, na fotogaleria com 42 imagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR