Depois do terço gigante de Joana Vasconcelos, a cidade de Fátima passa a ter um novo monumento a partir desta quarta-feira. Chama-se “Francisco”, em homenagem ao Papa e “às pessoas boas como ele”, e foi instalado atrás da Basílica da Santíssima Trindade. A obra foi concebida pelo escultor Fernando Crespo e oferecida pela Câmara Municipal de Ourém à cidade por ocasião da visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Trata-se de uma instalação em forma de coração, com cerca de 10 metros de altura e composta por duas peças juntas, que representam “as várias dicotomias da vida humana”, explica o escultor ao Observador, um dia antes da inauguração da obra. Em cada um dos lados da instalação está uma figura humana, que o autor tentou que fosse andrógina para que pudesse representar todas as pessoas, a descer até ao fundo. É, como explica Fernando Crespo, uma forma de recordar que “a vida terrena é efémera”.

Fernando Crespo é o autor da obra (Fotografia: HENRIQUE CASINHAS/OBSERVADOR)

Além das figuras humanas, a obra contém apenas mais um ícone: uma cruz envolta em ramos de árvore, que significa “a difusão da fé católica, tão característica deste lugar”. Fernando Crespo sublinha, contudo, que não pretendeu “fazer uma obra beata” e que colocou a cruz na obra porque é o símbolo que une as pessoas que visitam Fátima. “Se fosse num país muçulmano, colocaria outro símbolo”, diz, acrescentando que “a arte urbana tem de dizer alguma coisa às pessoas”.

Pretendendo que o coração gigante se torne “em mais um dos ícones da cidade de Fátima”, o artista revela que já tinha a ideia de executar uma obra com este formato. “O coração representa a nossa humanidade mais orgânica, a capacidade de amar que nós temos”, explica. Por isso, Fernando Crespo queria com este desenho “unir pessoas”. Uma das primeiras ideias que teve foi a de fazer uma série de esculturas, para instalar uma em cada país da CPLP, mas a ideia nunca avançou.

O autor aproveitou então o convite da Câmara Municipal de Ourém e apresentou a proposta. A obra teve um custo estimado de 500 mil euros, pelo que foi financiada através de um mecenato que inicialmente teve contornos duvidosos, revelava o portal Medio Tejo em março. A diocese de Leiria-Fátima aprovou a instalação da obra e a inauguração, marcada para as 12h de quarta-feira, contará com a presença de representantes do Santuário de Fátima e da diocese.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR