A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse esta quarta feira que as linhas gerais do Orçamento do Estado (OE) de 2018 devem ser fechadas “bem antes” das autárquicas, em 1 de outubro, e devem centrar-se no investimento no Estado social.

“O BE é da opinião que as traves-mestras do Orçamento do Estado até podem ser acordadas bem antes dessa data [1 de outubro, eleições autárquicas], e devem ser”, declarou a bloquista, questionada pela agência Lusa sobre as negociações para o OE de 2018.

O Governo, vincou Catarina Martins, já apresentou um Programa de Estabilidade a Bruxelas, “que o BE contesta, com metas que não devem ser seguidas”, e se já houve trabalho do executivo a nível europeu então “está na altura também de fazer outro trabalho com o parlamento para fazer um Orçamento que possa responder às posições conjuntas” firmadas com BE, PCP e “Os Verdes”.

No caso do Bloco, as prioridades são a recuperação de rendimentos, “salários, pensões”, e o investimento no Estado social, e nesse campo “a Educação e a Saúde não podem ficar de parte”.

Catarina Martins falava à Lusa à margem de uma visita à Escola EB 2+3 de Vialonga, freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR