O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou no final da noite desta terça-feira, a morte do jornalista e escritor Baptista-Bastos e enviou condolências à família.

Numa nota emitida no site da presidência da república, Marcelo destacou a importância de Baptista-Bastos na história da imprensa portuguesa ao enumerar os jornais e revistas pelos quais passou o jornalista que, segundo Marcelo, habituou os leitores “às suas crónicas buriladas, vernáculas, veementes, às suas entrevistas conversadas que também fizeram escola na televisão, e às reportagens, à crítica cinematográfica”.

Convicto oposicionista, continuou ‘do contra’ em democracia, comprometido mas livre. Era, além do mais, uma personagem viva do imaginário português, como poucos jornalistas conseguiram ser, um português antigo, às vezes zangado, mas fraterno e comovido”, relembrou Marcelo.

O Presidente da República evidenciou ainda o papel de Baptista-Bastos enquanto escritor ao destacar a sua “significativa produção romanesca, politicamente alinhada com o neo-realismo”.

O jornalista e escritor Baptista-Bastos estava internado há várias semanas no hospital de Santa Maria. Acabou por morrer esta terça-feira, aos 83 anos.

Morreu Baptista Bastos, um desalinhado com “estilo inconfundível”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR