O Presidente dos EUA, Donald Trump, não deve sequer admitir a possibilidade de se reunir com Kim Jong-Un nesta fase, defende a antiga Secretária de Estado Condoleezza Rice. O líder coreano, que Rice considera “esperto” mas “desbragado”, tem feito ameaças duras e “sabe obviamente o que está a fazer” e Trump, como Presidente, “não deve tolerar” este comportamento.

“Julgo que, claramente, ele [Kim Jong-Un] está a tentar enviar uma mensagem de que são poderosos, que são fortes, que conseguem fazer sofrer os EUA, julgo que isto não é uma situação que qualquer Presidente norte-americano pode tolerar, no final de contas”, afirmou Condoleezza Rice numa entrevista em estúdio num programa da CBS.

Rice defende que “o Presidente dos EUA não pode ter um encontro com Kim Jong-Un. E, claramente, nunca nestas circunstâncias”

A ex-Secretária de Estado, na administração Bush, diz que “pode vir o dia em que a Coreia do Norte abandone o seu programa de armas nucleares, que voltemos a ter a Coreia do Norte como membro da sociedade das nações, mas claramente não estamos nesse ponto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Coreia do Norte faz nova ameaça: “Varrer EUA do mapa”

Donald Trump já disse, no passado, que poderia convidar Kim Jong Un para “comer um hambúrguer” e falar sobre a relação entre os dois países. E, mesmo após as ameaças recentes, o Presidente dos EUA admitiu que, “nas circunstâncias certas”, poderia haver um tête-à-tête entre Trump e o líder coreano.

Donald Trump diz a líder norte-coreano que “tem de se portar bem”